Alimentação Escolar

Alunos receberão cestas de alimentação pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 12h04 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 17h24

A distribuição acontecerá em fevereiro, mediante escala a ser divulgada posteriormente pela Gepex

Grupo vencedor reunido com a gerente de Administração, Francione Neris de Sousa, com o gerente da Gepex, Bruno Quirino Leal, e com o diretor-geral Thiago Gonçalves Dias para assinatura do contrato

O grupo vencedor do Edital de Chamada Pública nº6/2020, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do Instituto Federal de Goiás (IFG), sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)  – Amauri Pereira das Neves, Pedro Gomes Castro, Marly de Fátima Caetano, José Cardoso de Sousa e Márcia Barbosa Pereira – esteve no Câmpus Formosa, na tarde de ontem (12), para assinar o contrato de fornecimento de 509 cestas de alimentação. O recurso para adquirir os alimentos é despendido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As cestas devem ser fornecidas por agricultores familiares, conforme requisito do Edital nº 6/2020, para incentivar a agricultura familiar. Cada aluno do ensino médio dos cursos técnicos de Biotecnologia, Saneamento, Manutenção e Suporte em Informática e Edificações receberá uma cesta composta pelos itens orgânicos indicados no edital. A cesta inclui abóbora madura (2Kg), banana prata (1,5Kg), farinha (1Kg), mandioca (2Kg), mexerica (1,5Kg), milho verde (1,5Kg), pão de abóbora (1Kg), pão de mandioca (1Kg), cenoura (1Kg) e acerola (1Kg). Há possibilidade de a acerola ser substituída devido a questões relativas ao período de safra e dificuldades para estocagem.

No diálogo inicial com o grupo, a data de entrega ficou estabelecida para fevereiro. O gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, Bruno Quirino Leal, informou que será elaborada uma escala de entrega dividida em quatro dias, nas duas primeiras semanas de fevereiro, devido às medidas protetivas contra a pandemia da Covid-19. Bruno também relatou que uma equipe do Câmpus Formosa fará visitas aos locais de produção dos fornecedores para conhecer de perto o processo de produção dos itens especificados no edital.

Antes de conceder a cesta, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) fará uma consulta aos estudantes para saber quem terá interesse em receber os itens alimentícios. “Como os alimentos são perecíveis, essa sondagem prévia será importante para que não haja perda de alimentos, pois se houver alunos que não desejem receber a cesta, os itens serão concedidos a outros estudantes que gostariam de obtê-la”, explicou Bruno.

Todos os câmpus do IFG estão utilizando o recurso do PNAE para o fornecimento direto dos alimentos ao aluno. Devido à pandemia, as instituições de ensino estão autorizadas pela Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, a distribuir imediatamente aos pais ou responsáveis dos estudantes os gêneros alimentícios adquiridos com o recurso. Cada câmpus tem especificado em edital os alimentos a serem incluídos na lista. A distribuição será feita conforme a Orientação Técnica Nº1/2020, de 22 de maio de 2020,  emitida pela Equipe de Nutrição do IFG.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar foi instituído em 2009 e está previsto no Art. 4º, da Lei nº 11.947 daquele ano, objetivando “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo”. O recurso é limitado aos alunos da educação básica.

Acesse aqui para mais informações sobre o PNAE.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa.