“A ciência tem vários obstáculos”, afirmou o biólogo Stefano Aires

Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 16h57 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 19h24

Palestra Não é "só" uma Teoria comprovou a importância da ciência e discutiu, dentre outras barreiras enfrentadas por ela, o negacionismo

Professor desconstrói o negacionismo na palestra "Não é só uma teoria"

Em tempos de negacionismo, intensificado com a chegada da pandemia de Covid-19 e da polêmica sobre a eficiência e eficácia das vacinas existentes, é importante compreender os mecanismos de funcionamento da ciência para entender por que ela ainda é a alternativa mais confiável para explicar o mundo e nortear os passos do homem. Na tarde de ontem, 4 de fevereiro, este foi o teor do “bate-papo” – como assim chamou o palestrante, doutor em Ecologia, biólogo Stefano Aires – da palestra Não é "só" uma Teoria, durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás.

Stefano Aires é graduado e licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Botânica e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Com mediação do professor Aurélio Cunha, Stefano explicou o funcionamento da construção do pensamento científico – que não é por mero acaso – e discutiu o negacionismo. Pensar e refletir sobre o que é a ciência, como se trabalha a ciência hoje, problemas enfrentados com a divulgação da ciência, dificuldades de aceitação pela sociedade como uma ferramenta viável, legítima, eficaz e confiável de transformação e explicação do mundo foram alguns aspectos abordados.

O palestrante relatou que há quatro tipos de conhecimento, o popular, o científico, o filosófico e o religioso. “A Terra é esférica. Ponto. Não é redondinha, mas é esférica. Já foi provado de várias formas, desde a Grécia Antiga, fazia-se experimentação com sombra, com luz, astros”, afirmou o biólogo. “Isso já foi provado. Já tem foto de satélite, a nave espacial dá voltas no planeta, tem uma estação espacial na órbita da Terra”, completou. Para Stefano, a raiz do problema parte também das fake news (notícias falsas). Para a construção do conhecimento são necessários dados e informação, e o conhecimento científico é a base da ciência. Segundo o professor, “a Ciência fornece ‘verdades’ provisórias, mais próximo possível da realidade, dentro de suas limitações e condições específicas”.

“A gente está tendo que explicar em 2021 que a terra não é plana. De novo”, enfatiza o professor doutor Stefano.

O professor alertou que as pessoas estão confundindo fato com opinião. “Quando eu falo que a Terra está aquecendo, eu tenho milhares de cientistas dizendo que a Terra está aquecendo, eu tenho estudos científicos mostrando isso. Isso não é opinião, é fato científico, descrito, comprovado e testado". Alguns poder dizer ‘Você tem que respeitar a opinião dos outros’. "Mas a sua opinião está errada. Isso não é uma opinião. Você está me dando uma informação errada”, explica. Negacionismo, fake news, ciência equivocada, polarização política, sucateamento educacional, interesse econômico, manipulação social são alguns dos muitos obstáculos que a ciência enfrenta hoje.

Conforme o professor, a rejeição de conceitos básicos, a pós-verdade e dinâmica de grupos, o grande volume de informação com pouco tempo para checagem e o distanciamento entre a ciência e a sociedade levam ao negacionismo. Para Estefano, é papel da ciência o esclarecimento da sociedade. “Esse pessoal radical vai gerando um problema de gestão pública, de saúde pública, e a ciência falhou miseravelmente com estas pessoas. É isso que eu espero, que vocês se conscientizem. Sejam melhores do que as gerações que vieram antes de vocês, quem for ser cientista. A gente tem que tentar mudar isso”, pediu aos participantes da palestra.

“Vocês, como estudantes, professores, membros da sociedade, é obrigação de todo mundo divulgar informação correta. Se você tem a informação correta, divulgue, corrija as pessoas que você está vendo que estão erradas”, instruiu. A palestra foi encerrada após perguntas dos participantes do evento. A Secitec do Câmpus Formosa termina amanhã, no período matutino, com o minicurso Genética de Micro-organismos: princípios básicos e aplicações.

Assista ao vídeo completo da palestra Não é "só" uma Teoria.

Acesse aqui para saber mais sobre o evento.

Visite a página do SIMPEEX/Secitec 2020.

Assista às atividades no canal Secitec IFG-Câmpus Formosa, no YouTube.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa