Ação Ambiental

IFG Verde traz a comunidade externa para os projetos de ação ambiental do Câmpus

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 20h38 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2017, 11h51

A ação teve início no período matutino e foi concluída no início da noite

Pás, enxadas e mãos para o plantio de muitas mudas. Estes elementos, associados ao sol em boa parte do dia de hoje, contribuíram para o sucesso da ação ambiental IFG Verde, realizada no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), com a participação de estudantes, servidores, entidades governamentais, empresas e pessoas comuns, que adotaram a causa de arborização do Câmpus para torná-lo mais atrativo e seguro.

Alunos da Guarda Municipal e do Ensino Médio, coordenados pelos professores de Ciências Biológicas, Marcos Augusto Schliewe, Adriano Antônio Brito Darosci e Leandro Santos Goulart, e também pela professora de Educação Física, Karen Cristina Costa do Nascimento, participaram do plantio e irrigação inicial das mudas. A coordenadora do projeto, Nayara Luiz Pires, diz que a ajuda para a ação chegou de muitos lugares. “Participaram empresas, entidades governamentais, alunos, servidores e cidadãos da comunidade externa. O projeto foi crescendo, tomando corpo aos poucos e ficou grandioso”, relatou.

“Eu amo muito o IFG, sou apaixonado por isso. Estou muito feliz em estar plantando a nossa história. Esse projeto é a cara do IFG, a cara do sucesso”, declara o servidor técnico-administrativo Alexandre Borges Fernandes Camozzi.

Cerca de 2500 mudas foram adquiridas por meio de doação em espécie feita pelos servidores e alunos do curso da Guarda Municipal. Além deles, também colaboraram as empresas Engebrita, Tigre, Recicla Formosa, Tião Mudas e Horizonte e ainda a Prefeitura Municipal de Formosa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

As ações coordenadas no câmpus englobaram atividades menores, desenvolvidas paralelamente. Além do plantio da cerca-viva da espécie Sansão do Campo, também foram realizadas ações de pintura de pneus, pelo professor Edson Rodrigo Borges e por Ilton Corrêa dos Santos, conhecido como Jamaika; e o plantio do pomar, pela professora Karen, com mudas de árvores frondosas e frutíferas, como mangueiras, cajueiros, mamoeiros, goiabeiras, amoreira, entre outras espécies. “Foi um evento muito gratificante, que servirá como uma semente para futuros projetos. O espaço será arborizado para convivência de alunos e servidores do IFG”, diz a professora Karen, que coordenou o plantio do pomar.

A ideia inicial de plantio de cerca-viva, do coordenador de Administração e Manutenção Predial, Diego dos Santos Bispo, surgiu no ano passado, a fim de reforçar a segurança do Câmpus. “A área do Câmpus é bastante extensa, aberta e precisava desta intervenção plantando uma cerca-viva”, relata Diego. Sem saber que já havia um projeto e baseada na sugestão de um aluno do Curso da Guarda Municipal, a coordenadora da ação ambiental, Nayara, propôs este ano, à Direção-Geral, o plantio de árvores e também da cerca-viva. Ambos, agora, trabalham junto com professores, servidores técnico-administrativos, alunos e demais participantes da comunidade na arborização do Câmpus. A coordenadora diz que a ação terá continuidade. “O IFG Verde não para por aqui, terá continuação. A próxima etapa é cuidar do que foi plantado”, afirma Nayara.

Outros projetos

Projetos semelhantes foram desenvolvidos no câmpus nos anos de 2010 e 2013. Assim que o câmpus iniciou suas atividades, em 2010, alunos e servidores plantaram mudas de Bougainville próximo à cerca do Câmpus, no estacionamento. Em 2012, na Semana do Meio Ambiente (Seman), foi desenvolvida com os alunos a ação de plantio de mudas ao longo da calçada externa. Entretanto, as mudas não sobreviveram aos animais soltos nas ruas e à falta de drenagem do solo. O IFG Verde será a primeira ação envolvendo a comunidade externa.

Acesse álbum de fotos no Facebook (Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa) . Em breve, vídeos do IFG Verde no canal do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa do Youtube. Inscreva-se no canal!

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa