Projeto com recurso audiovisual facilita ensino e aprendizagem de estudantes

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 17h24 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 12h16

material videográfico tem tradução em Libras, permitindo acesso a alunos surdos

Vídeos sobre conteúdos de informática já estão disponíveis no canal IFG-Câmpus Formosa no YouTube

Pela disciplina de Organização e Manutenção de Computadores 2 (OMC 2), do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Câmpus Formosa, um aluno surdo poderá assistir a videoaulas produzidas no Câmpus em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mas não apenas ele. Os colegas ouvintes também poderão assistir aos vídeos, que foram finalizados no final de julho deste ano.

O projeto foi proposto pelo professor de informática, João Ricardo Braga de Paiva, e contou ainda com a mediação dos professores Mario Teixeira Lemes e Milene Galvão Bueno; do intérprete de Libras, Lucas Nogueira Xavier; e dos técnicos em audiovisual, Felipe da Silva Leite Junior e Bárbara de Almeida Tavares Borges.

A proposta ocorreu devido a demandas deste público indicadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Câmpus Formosa. O objetivo é proporcionar aos alunos surdos e ouvintes da disciplina de OMC 2 acompanhamento especial por intermédio de atendimento extraclasse e de acesso a material videográfico específico em LIBRAS.

As onze videoaulas têm duração de 4 a 12 minutos aproximadamente e foram gravadas de abril a junho, às quartas-feiras, no próprio Câmpus, e editadas pela equipe de técnicos em audiovisual da Coordenação de Comunicação Social (CCS). Elas estão disponibilizadas no canal IFG-Câmpus Formosa, no YouTube, para todos os alunos e alunas. Os temas são relativos ao conteúdo programático do curso de informática. O Câmpus já produziu outros vídeos em Libras, sobre processos seletivos, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e a Jornada de Educação Inclusiva de Formosa (Jeifor).

Acesse aqui a playlist do Projeto de Ensino - Organização e Manutenção de Computadores no YouTube.

Coordenação de Comunicação Socila/Câmpus Formosa