Auxílio Financeiro

Assistência Estudantil abre inscrições para Auxílio Emergencial

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 18h57

Será concedida uma parcela única, de acordo com a disponibilidade do recurso financeiro no mês de outubro

Inscrições se encerram em 14 de outubro

Um auxílio financeiro extra poderá ser solicitado por estudantes do ensino médio em tempo integral, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino superior do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), a partir de amanhã, 30 de setembro. O Programa de Auxílio Financeiro da Assistência Estudantil na modalidade emergencial tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de alunos e alunas em situação de maior desigualdade socioeconômica e amenizar impactos ocasionados pela situação de crise e pandemia.

Podem participar do Edital Nº 21/2022 estudantes das modalidades citadas que não estejam recebendo nenhum auxílio ou que recebam apenas os auxílios compulsórios Integrado Integral Alimentação ou EJA Permanência. De acordo com o edital, quem recebe os auxílios Moradia, Permanência, Alimentação, Criança, Filho com Deficiência não pode participar desta seleção.

Há alguns requisitos para solicitar o Auxílio Emergencial: estar regularmente matriculado em um dos cursos de ensino médio ou superior; apresentar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa; ter grupo familiar com pessoas em situação de desemprego ou trabalho informal, ou com sequelas pela Covid-19; e ter feito descrição detalhada da situação familiar na caracterização socioeconômica no Sistemas Unificado de Administração Pública (SUAP). (Ver descrição completa no edital)

Inscrições

É necessário preencher ou atualizar o Questionário Socioeconômico no SUAP para fazer a inscrição. Além disso, quem não participou das seleções dos auxílios estudantis deste ano e não entregou a documentação de renda precisa entregar a documentação familiar e socioeconômica descrita no Anexo I do edital. Os interessados podem verificar o passo a passo completo para a inscrição no item 2.3 do edital.

Os participantes devem observar os prazos contidos no cronograma:

Cronograma do edital

A Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) ressalta que a concessão desta modalidade de auxílio tem caráter provisório, e a oferta foi possível devido aos "efeitos da pandemia de COVID-19 e seus impactos sobre o número de alunos matriculados em situações de evasão escolar". A Gepex também justifica que o recurso é gerado pelas mudanças na distribuição dos auxílios financeiros de 2022 e por "orçamento ainda disponível" para a modalidade de auxílio emergencial.

Leia o Edital Nº 21/2022, de Auxílio Emergencial.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa