Egressos

Egressa do Câmpus Formosa publica artigo em revista carioca

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 17h48 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 14h32

Ações como “adote uma planta” foram realizadas durante a fase de pesquisa

A aluna egressa do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Formosa, Maria Aparecida da Silva Leite, juntamente com seu ex-orientador, professor Marcos Augusto Schliewe, tiveram o artigo “Utilização de sementes e plantio de mudas de espécies nativas do cerrado como recurso didático em aulas de biologia”, publicado recentemente na Revista Querubim, periódico eletrônico da área de Letras, Ciências Humanas e Sociais da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O artigo foi escrito com base no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado pela aluna para obter a graduação no IFG. O TCC de Maria Aparecida foi orientado pelo professor Marcos Augusto, cuja linha de pesquisa é “Práticas e Tecnologias do Ensino de Biologia”.

O artigo pauta-se nos problemas ocasionados com o modelo agrícola e de pecuária adotados no espaço do Cerrado, segundo maior bioma brasileiro. A pesquisa utilizou sementes e mudas nativas no sentido de colaborar e sensibilizar os discentes para a preservação do bioma e foi realizada em locais distintos, nos Laboratórios de Ensino e Botânica do Câmpus, e na Horta Orgânica da Prefeitura de Formosa.

De acordo com a proposta do artigo, ao ensinar sobre a importância do Cerrado para alunos de ensino médio na disciplina de Biologia, o professor multiplica os defensores do meio ambiente local.  Segundo o artigo, “a coleta de frutos e sementes para a produção de mudas é uma alternativa importante” para a recuperação das matas, do artesanato e até mesmo da fabricação de remédios.

A ex-aluna utilizou métodos variados de pesquisa, coleta de campo, beneficiamento e germinação de sementes, aula expositiva, demonstrativa e prática. Primeiramente, os alunos receberam informações teóricas sobre o Cerrado e discutiram a importância dele para o meio ambiente. Na segunda fase da pesquisa, sementes e frutos foram expostos em uma bancada, devidamente identificados, para que os alunos observassem, dentre outras coisas, as características físicas. Por último, os estudantes plantaram as mudas produzidas durante o projeto de espécies variadas do bioma no pátio do IFG/Câmpus Formosa para recuperação da área. “Atividades como esta, desenvolvidas no ensino de Biologia, promovem reflexão e ações ambientais”, afirma o professor Marcos Augusto.

Após concluir a graduação no Câmpus Formosa, Maria Aparecida deu sequência aos estudos. Atualmente, ela cursa Pós-Graduação Latu Sensu em Geografia na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Formosa.

Acesse aqui o artigo publicado na revista Querubim.

Setor de Comunicação Social / Câmpus Formosa