Pibid

Abertas as inscrições para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 14h15

Serão selecionados estudantes dos cursos de licenciatura e também professores para a função de supervisor

Pibid: estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes bolsistas e professores supervisores

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para o processo de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e para a seleção de professores das escolas parceiras para para o acompanhamento e a supervisão das atividades dos bolsistas. As inscrições para ambos podem ser feitas, exclusivamente pela internet, até o próximo dia 16.

Para o Pibid, o IFG prevê 888 bolsas, distribuídas entre os seus 23 cursos de licenciatura, mas o quantitativo de bolsas ainda depende da cota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai conceder à Instituição. O valor da bolsa para os estudantes é de R$ 700 mensais, podendo ser concedida por um período de até 24 meses.

Para se inscrever, o candidato à bolsa deve preencher o formulário eletrônico disponível na página da seleção e enviar os documentos solicitados.

Supervisores

Na seleção de professores para a função de supervisor o IFG prevê um total de 111 vagas, que igualmente às bolsas para os estudantes, depende do quantitativo a ser concedido pela Capes. Os professores selecionados vão receber bolsas de R$ 1100 mensais.

Os professores interessados devem fazer sua inscrição exclusivamente na página da seleção, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível na página da seleção, e devem enviar os documentos solicitados no edital.

Podem se candidatar, os professores das escolas-campo que: possuam licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto; tenham experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; estejam atuando em sala de aula na área do subprojeto; tenham disponibilidade do tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no programa; não acumular outra modalidade de bolsa recebida de instituição pública; e ter cadastro de currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço eletrônico http://eb.capes.gov.br.

Os dois processos de seleção serão conduzidos pelo coordenador de área do Núcleo e os resultados serão encaminhados à Coordenação Institucional do Pibid-IFG para análise final e divulgação.

Os resultados preliminares serão divulgados dia 25, cabendo recursos. Os resultados finais serão divulgados dia 30 e as atividades devem ser iniciadas dia 10 de outubro.

Os editais dos dois processos seletivos estão disponíveis na página de Editais da Pró- Reitoria de Ensino. No Portal IFG, clique no menu lateral “Ensino”, na sessão “Editais” e, na sequência, “PIBID”. Confira:

Edital nº 33/2024 de seleção dos estudantes.

Edital nº 32/2024 de seleção dos supervisores.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria