Ensino e Pesquisa

Alunos de Ciências Biológicas fazem aula de campo em fazenda de ecoturismo

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 15h51 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 09h38

Palmiteiro, árvore ameaçada de extinção, fez parte do estudo

Um grupo com cerca de quinze pessoas, dentre elas, alunos do quinto semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas e os professores Leandro Goulart e Adriano Darosci, realizou uma aula de campo na manhã deste sábado, 05 de agosto, na Fazenda de Ecoturismo EcoBocaina, localizada no município de Formosa, a 70 Km de Brasília.

Os professores Adriano e Leandro ministram aulas de Ecologia e Zoologia II e prepararam a aula para que os alunos aprendessem na prática conceitos teóricos vistos em sala, tais como as características que distinguem uma mata de galeria de uma mata seca, dois tipos diferentes de fitofisionomias do Cerrado.

Alguns elementos da fauna e da flora ameaçados de extinção puderam ser observados, pois o local ainda abriga exemplares. Com isso, a visita também serviu para a execução de um trabalho de pesquisa, com coleta de dados sobre a presença do palmiteiro (árvore ameaçada de extinção), na mata de galeria do local, e sobre a quantidade de espécies e indivíduos arbóreos que lá ocorrem. “Com os dados obtidos, os estudantes irão desenvolver análises que contribuirão para diagnosticar a vegetação, em qual estágio de desenvolvimento se encontra, qual histórico de perturbações possui e qual nível de conservação atual”, explica o professor Adriano.

Saiba mais sobre a Fazenda EcoBocaina, em http://www.ecobocaina.com.br/.

O momento também foi propício para o contato com a fauna nativa. Um exemplar do macaco-bugio (Alouatta caraya) foi flagrado com uma família de aproximadamente oito membros, entre adultos e filhotes. Aves raras também foram registradas no local, como a águia-chilena, o coró-coró; a juruva-verde; o capacetinho-do-oco-do-pau, comprovando a importância da área como refúgio para a biodiversidade do Cerrado regional.

A manhã contou ainda com momentos de descontração, proporcionado pelas belas cachoeiras da propriedade.

Fotos: Professor Adriano Darosci

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa