Divulgado resultado final do Programa Brafitec 2019

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h32 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 12h33

Na seleção, foi aprovado apenas 1 candidato do Câmpus Goiânia

Cartaz resultado final Brafitec 2019

Está disponível o resultado final da edição 2019 do Programa Franco-Brasileiro de Engenharia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (Brafitec), que oferece oportunidade de intercâmbio acadêmico destinado aos alunos para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares em instituições francesas. Na seleção deste ano, foi aprovado o aluno do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Goiânia, Dener Barbosa de Queiroz. A seleção do Brafitec é destinada aos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação dos Câmpus Goiânia e Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Consulte aqui o resultado final do Programa Brafitec 2019

O programa Brafitec, da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em especialidades de Engenharia, exclusivamente no nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos. No Brasil, o IFG é uma das três instituições participantes do Brafitec, que conta ainda com a participação da UFRGS e o Instituto Federal Sul Rio – Grandense (IFSul).

De acordo com o Edital nº 11/2019, o candidato aprovado deverá ainda entregar o resultado do exame de proficiência em língua francesa entre os dias 18 de abril e 2 de maio, etapa de caráter eliminatório. A documentação comprobatória da proficiência deve ser entregue na Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia.

Os estudantes aprovados na seleção farão intercâmbio nas escolas de engenharia francesas École des Mines d’Alès Sigma Clermont. Eles receberão auxílios financeiros para custeio de despesas, como: bolsa no exterior, auxílio instalação, seguro saúde, adicional localidade e auxílio descolamento.

A definição da instituição francesa de destino para o preenchimento das vagas será de responsabilidade da Comissão de Seleção do programa e será considerada a afinidade do curso de Engenharia do candidato e o perfil da instituição francesa vinculada ao programa.

Para mais informações, acesse o Edital nº 11/2019 que trata sobre a seleção para o programa Brafitec.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.