Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Intercâmbio

Aluna do Câmpus Goiânia relata experiência de intercâmbio no Japão

Criado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 13h12 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 10h30

Clara Marcelino Ribeiro é uma dos 10 estudantes selecionados para o Sakura Science High School Program

Clara Marcelino Ribeiro Sousa ( aluna do Câmpus Goiânia do IFG) e mais outros estudantes e professores que participaram do programa de intercâmbio Sakura Science High School Program, de 24 a 30 de novembro, no Japão.
Clara Marcelino Ribeiro Sousa ( aluna do Câmpus Goiânia do IFG) e mais outros estudantes e professores que participaram do programa de intercâmbio Sakura Science High School Program, de 24 a 30 de novembro, no Japão.

 “Essa experiência para mim foi surreal, algo completamente distinto de tudo que a gente conhece aqui no Brasil. Não só por estar visitando um outro país, mas sim, por ser o Japão, que é um país com uma cultura totalmente diferente do Brasil”, ressalta a aluna Clara Marcelino Ribeiro Sousa, do curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), que participou de intercâmbio de curta duração no Japão, pelo Sakura Science High School Program , promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A estudante, a única selecionada entre os discentes do IFG, relata que conheceu vários lugares interessantes em seu primeiro intercâmbio.

Após passar pela seleção do Sakura Science High School Program por meio do Edital Conif/AI nº 1/2019, Clara Marcelino teve a oportunidade de conhecer o Japão com todos as despesas pagas pelo programa. No intercâmbio, realizado de 24 a 30 de novembro, a estudante conta que foram vários os lugares que ela visitou no Japão, como: Museu de Tokyo, o templo budista Kamakura Kōtoku-in, Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial – Jaxa, Universidade Tsukubai, Tokyo Metropolitan University, a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marítima, entre outros locais.

Além das visitas a alguns pontos turísticos principais no Japão, a estudante destaca que teve o contato não somente com japoneses, mas também com outros estrangeiros e com brasileiros residentes no Japão. Clara acrescenta que o intercâmbio foi uma oportunidade também de conhecer outros estudantes de nove Institutos Federais do Brasil, que também foram selecionados para participarem do intercâmbio (Instituto Federal de Brasília, Instituto Federal do Acre, Instituto Federal de Roraima, Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal Sul-Riograndense, Instituto Federal de Santa Catarina). Os estudantes estavam acompanhados da professora do Câmpus Águas Lindas do IFG, Ana Paula Gomes de Oliveira, e pelo professor do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), João Felipe Assis de Freitas.

Segundo a aluna Clara, o domínio da língua inglesa foi fundamental para que ela fosse aprovada e selecionada no programa de intercâmbio. Ela deixa um recado importante para os outros estudantes do IFG interessados em realizar um intercâmbio: “ O domínio do inglês realmente foi um diferencial. A dica que eu deixo é que treinem o inglês o máximo possível. Tente aprender a língua por meio de filmes, séries, mesmo que não tenham um certificado. No final, vale o seu entendimento. Se você aprende sozinho, isso conta tanto quanto se tivesse feito curso”, destaca a aluna.

 

Clara Marcelino Ribeiro Sousa e mais o grupo de estudantes que participou do programa de intercâmbio Sakura Science High School Program, de 24 a 30 de novembro, no Japão.
Aluna do Câmpus Goiânia do IFG, Clara Marcelino Ribeiro Sousa (no canto direito da foto), e mais outros estudantes que participaram do programa de intercâmbio Sakura Science High School Program, de 24 a 30 de novembro, no Japão.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página