ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Inscrições para programas de assistência estudantil começam nesta segunda, dia 17

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 15h03 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 18h08

Para participar, alunos devem preencher questionário socioeconômico via SUAP e entregar documentação no setor de Protocolo

Banner de divulgação das inscrições para programas de assistência estudantil. Datas de 17 de fevereiro a 6 de março

Alunos dos cursos técnicos e superiores do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem se inscrever, dos dias 17 de fevereiro a 6 de março, para solicitar os auxílios estudantis. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Ao entrar na plataforma, o aluno deverá preencher o questionário de caracterização socioeconômica e se inscrever no programa de auxílio. Em seguida, é preciso entregar em envelope lacrado a documentação exigida nos anexos I e II dos editais no setor de protocolo do câmpus, entre os dias 18 de fevereiro a 9 de março.

Neste ano, foram divulgados dois editais: um destinado a alunos dos cursos ofertados pelo câmpus que se enquadrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica (edital nº4/2020) e outro voltado especificamente a todos os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade educação para jovens e adultos (edital nº5/2020).

Estudantes já cadastrados na plataforma SUAP deverão atualizar seus dados no questionário socioeconômico para participarem da seleção. Em caso de dúvidas, os estudantes poderão acessar o manual de orientação para preenchimento das inscrições no Módulo Assistência Estudantil - Manual do Aluno - Questionário Socioeconômico (.PDF 444 KB).

Os editais fazem parte da Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFG, que consiste em um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, programas e benefícios, entre outras ações com a finalidade de ampliar o acesso, a permanência e a conclusão exitosa do itinerário formativo integral e integrado e a inserção no mundo do trabalho do aluno, bem como o processo educativo do discente devidamente matriculado nos cursos da instituição.

Mais informações sobre os programas estão disponíveis na página de Extensão do Câmpus Goiânia

Assistência Estudantil – edital nº 4/2020

Neste edital, são ofertados os seguintes auxílios, que serão pagos em nove parcelas de R$ 120: auxílio alimentação, destinado a atender necessidades de alimentação básica do estudante, e auxílio permanência, para o atendimento a necessidades sociais básicas que interfiram na permanência e manutenção dos estudantes nos cursos presenciais, viabilizando sua manutenção e êxito no processo formativo. No mesmo edital, também é ofertado o auxílio filho com deficiência para estudantes que possuam filhos com algum tipo de deficiência que necessitam de cuidados especiais e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Este será pago em nove parcelas de R$ 240.

Voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o edital tem como público-alvo alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos integrados na modalidade educação para jovens e adultos (EJA), técnicos subsequentes e graduações do Câmpus Goiânia.

Para serem selecionados, os discentes deverão estar regularmente matriculados nos cursos previstos pelo edital; apresentar renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio; e ter realizado a inscrição via SUAP, com entrega dos documentos no Protocolo.

Serão selecionados para participação imediata no programa de auxílio os estudantes classificados com maior vulnerabilidade social, até o limite orçamentário da instituição. O resultado preliminar da seleção será publicado nos murais da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e na página de extensão do Câmpus Goiânia, no dia 16 de março, com prazo para recurso junto ao setor de Protocolo no dia 17 de março. O resultado final, com o número de matrícula dos alunos selecionados, estará disponível no dia 20 de março, nos murais da CAE e na página eletrônica da seleção.

Confira o edital nº 4/2020.

Acesse os anexos do edital:

Anexo I

Anexo II

Assistência Estudantil – edital nº 5/2020 - EJA

Já o edital nº 5/2020 oferta o auxílio EJA Permanência, que visa atender as necessidades sociais básicas que interfiram na permanência e manutenção dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade educação para jovens e adultos. O benefício será pago em nove parcelas de R$ 120.

Todos os estudantes dos cursos EJA do Câmpus Goiânia que fizerem inscrição neste edital farão jus à participação no programa, desde que haja disponibilidade orçamentária para este fim. Para participar da seleção, basta o aluno estar regularmente matriculado nos cursos EJA e ter realizado a inscrição completa, com a entrega da documentação exigida nos anexos I e II do edital.

O resultado desta modalidade será divulgado no dia 20 de março, nos murais da CAE, sala T-209, com relação contendo o número de matrícula dos estudantes contemplados.

Acesse mais informações no edital nº 5/2020.

Confira os anexos do edital:

Anexo I

Anexo II

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.