Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Atividade complementar

Minicurso aborda ferramentas tecnológicas para o ensino

Criado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 16h45 | Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2020, 16h00

Iniciativa faz parte das ações do Câmpus Goiânia durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19

imagem sem descrição.

Iniciou no último dia 11 de maio o minicurso O uso de recursos tecnológicos como ferramenta para o ensino. A ação é voltada aos alunos do curso de Licenciatura em Letras/Português do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e é ministrado pela plataforma moodle da instituição. O minicurso tem duração de 30 horas extracurriculares e garantirá certificação aos participantes.

Idealizado e ministrado pelas professoras da Coordenação de Linguagens do Câmpus Goiânia, Limerce Ferreira Lopes e Maria Cristina Carvalho, a ação está vinculada também ao Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos (Nede-CNPq-IFG). Seu objetivo é proporcionar aos licenciandos em Letras uma reflexão sobre as possibilidades de usar os recursos tecnológicos como ferramenta para mediar as práticas de leitura e escrita, corroborar para apreensão de conteúdos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o minicurso também faz parte das ações do Câmpus Goiânia durante o período de isolamento devido à pandemia de covid-19 no país. 

Segundo a professora Limerce Lopes, no decorrer do curso serão apresentadas algumas ferramentas pedagógicas disponíveis na web, tais como padlet, guten news, easel.ly, dentre outras. “Acreditamos que com esse minicurso, estaremos contribuindo para a formação destes alunos no tocante à divulgação destes recursos, no uso efetivo destes como suporte nas aulas presenciais, nas atividades acadêmicas e, também, na sua formação como futuros professores”, afirma Limerce.

Produções

Produção no padlet realizado por alunos do minicurso

 

Atualmente o curso está no seu segundo módulo e os alunos estão produzindo conteúdo no padlet, plataforma de uso colaborativo onde os usuários podem inserir textos, fotos, links entre outras informações. Limerce conta que os alunos estão empolgados com a oportunidade e, ainda em fase de criação, disponibilizaram portfólios que reúnem suas experiências adquiridas durante as aulas na Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia.

“Há toda uma discussão teórica, nos fóruns, e na sequência eles realizam atividades na ferramenta e disponibilizam. E eles estão criando, sozinhos. Nesta tarefa, a gente pediu para que eles pudessem usar as experiências da graduação, usar informações das aulas. Então eles estão levando essas informações, retomando conteúdo e criando portfólio. Eu estou achando lindo”, complementa Limerce.

O curso conta com 40 alunos e será encerrado no dia 9 de junho.

 

 

Serviço
Minicurso: O uso de recursos tecnológicos como ferramenta para o ensino
Público-alvo: alunos do curso de Licenciatura em Letras/Português do Câmpus Goiânia
Local: plataforma moodle do IFG
Data: 11 de maio a 9 de junho

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página