Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Aprenda em casa

Câmpus Goiânia oferta conteúdos complementares para o estudo autônomo dos estudantes

Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 14h13 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 14h34

No projeto, serão ofertadas atividades que incentivam uma rotina de estudos para os alunos

imagem sem descrição.

Mesmo durante esse período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e de isolamento social, é possível e importante que os estudantes estabeleçam uma rotina de estudos. Para auxiliar nessa tarefa, a Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) do Departamento Acadêmico 1 oferta, por meio de projeto, conteúdos pedagógicos complementares para os alunos.

O projeto de título “Auxílio ao Estudo Autônomo” é uma iniciativa dos servidores do Câmpus Goiânia do IFG: Aline de Fátima Sales Silva, Humberto Pires da Paixão, Aryadne Caetano de Carvalho, Marcos Paulo Barbosa do Santos, todos vinculados à CAPD do Departamento Acadêmico 1. O projeto trata-se de uma ação pedagógica que pretende, por meio de dicas, sugestões e recomendações, auxiliar o estudante do câmpus na construção de uma rotina de estudos, que envolva a leitura de livros, a apreciação de filmes, documentários e vídeos, a visita a espaços virtuais (teatros, museus, galerias, bibliotecas etc.).

A ideia de conceber o projeto nasceu da preocupação com a saúde mental dos alunos do Câmpus Goiânia do IFG e busca se pautar nas orientações de especialistas da área de saúde mental quanto à necessidade de reorganização e estabelecimento de rotinas em tempos de isolamento/distanciamento social como medida de preservação da saúde psíquica.

As dicas, sugestões e recomendações priorizarão livros, filmes, documentários e outras fontes que sejam de domínio público, com vistas à democratização do acesso aos estudantes que estão em casa neste momento e sem aulas. Especialmente, a ação terá como foco também a oferta de conteúdos complementares adequados para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG.

Os conteúdos serão ofertados a partir das indicações que podem ser feitas por coordenadores de áreas acadêmicas, cursos, professores e técnicos-administrativos interessados em contribuir com as atividades de ensino complementares. Antes da divulgação, as sugestões passarão pela análise a ser feita pelo grupo composto pelo projeto.


Dicas de estudos

Nas primeiras publicações do projeto, os estudantes poderão conferir dicas básicas para criar uma rotina de estudo autônomo, como: buscar um local tranquilo e adequado para estudar; definir horários para os estudos; montar um plano de estudo como o sugerido neste modelo (clique aqui); diversificar as fontes e materiais de aprendizado; fazer pausas entre os estudos; tornar o aprendizado significativo e proveitoso e revisar o que aprendeu.

Apesar do caráter pedagógico dos conteúdos disponibilizados pelo projeto, as sugestões de estudos para os alunos serão ofertadas como atividades complementares, ou seja, não implicam a obrigatoriedade na execução das recomendações e nem substituem as aulas presenciais. Mas, tratam-se de materiais pedagógicos pensados como incentivadores para que os estudantes tenham uma maior autonomia quanto a sua formação, já que o momento de suspensão das aulas por tempo indeterminado exige uma reinvenção no ensino e na aprendizagem.

Os conteúdos do projeto serão disponibilizados no site e nas redes sociais do Câmpus Goiânia do IFG com divulgações quinzenalmente. Os interessados podem conferir todas as publicações na página “Ações do Câmpus Goiânia – Covid-19” e nas redes sociais da unidade no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página