Filosofia

Alunos dos cursos técnicos e superiores do IFG podem se inscrever no curso sobre virtudes éticas

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 10h30 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 17h10

São oferecidas 30 vagas ao todo na atividade que terá encontros virtuais para os participantes

curso virtudes éticas

Estão abertas, até o dia 23 de junho, as inscrições no minicurso “A 'virtude' ética segundo a Ética a Nicômaco de Aristóteles” destinado aos alunos dos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Goiás (IFG). O curso online é gratuito e será ministrado pelo professor da área de Filosofia do Câmpus Goiânia do IFG, Fortunato Monge de Oliveira Neto.

Dada a realidade de instabilidade atual causada pela pandemia da Covid-19, as paixões, muitas vezes, se afloram de forma desordenada, seja porque não é possível encontrá-las na medida correta, seja porque elas não se desenvolveram de forma coerente e sustentável para dar suporte a uma racionalidade segura. Nesse sentido, se considera importante, neste momento, apresentar um conhecimento filosófico que trata das paixões e da maneira adequada de lidar com elas. Sobre isso, o minicurso visa permitir ao estudante conhecer o tratamento filosófico a partir da proposta aristotélica referente às virtudes éticas, principalmente relacionadas às paixões, bem como fazer associações com suas próprias vivências.

As atividades serão desenvolvidas em seis encontros online, que possibilitarão ao participante à introdução ao pensamento aristotélico e a caracterização das virtudes éticas; permitirá que o estudante identifique a melhor forma de lidar com as paixões que permeiam a sua vida em situações concretas; despertar o estudante para as possibilidades de desenvolvimento de si, possibilitado pelo conhecimento das ‘virtudes’ éticas relacionadas às paixões e, assim, muni-lo de ferramentas cognitivas para enfrentar as dificuldades presentes e futuras.

O curso terá início no dia 23 de junho e vai até o dia 28 de julho, com carga horária de 20 horas. São disponibilizadas 30 vagas ao todo, sendo que serão formados dois grupos de 15 participantes cada. As atividades serão realizadas virtualmente pelo Moodle IFG, com a mediação do professor Fortunato Monge de Oliveira Neto, e também haverá videoconferências pela plataforma Google Meet, para discussões dos temas nas terças-feiras, das 8h45 às 10h15 para o primeiro grupo; e das 13h às 14h30, para o segundo grupo de inscritos no curso.

Os interessados precisam fazer a inscrição pelo formulário eletrônico (acesse aqui). A seleção será pela ordem de inscrição.

Minicurso: “A 'virtude' ética segundo a Ética a Nicômaco de Aristóteles”
Inscrições abertas até 23 de junho, pelo formulário eletrônico
Público-alvo: Alunos dos cursos superiores e técnicos do IFG.
Número de vagas: 30.
Carga horária: 20 horas.