CURSO

Câmpus Goiânia oferta curso na área de formação continuada em docência na EJA

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 16h04 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 09h13

Estão disponíveis 40 vagas, sendo 10 suplentes, destinadas a professores das redes pública e privada, além de servidores do IFG

Estão abertas até o dia 28 de junho as inscrições para o minicurso gratuito Formação continuada em docência na EJA, ofertado pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Ao todo, estão disponíveis 40 vagas e outras 10 suplentes, que serão preenchidas em caso de desistência. Podem participar da ação professores das redes pública e privada de educação, bem como servidores do IFG. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário eletrônico específico. Não há seleção para classificação, sendo que o preenchimento das vagas será por ordem de efetivação da inscrição.

O curso será ministrado pela plataforma Google Meet, totalizando 40 horas divididas entre 10 encontros online, leitura de textos e socialização via web. As aulas serão realizadas sempre das 19h às 21 horas, do dia 30 de junho a 30 de setembro.

A proposta do minicurso consiste na apreciação de textos e vídeos que tratam sobre as especificidades do trabalho docente na Educação para Jovens e Adultos. Coordenado pelos professores Josué Vidal e Sebastião Cláudio Barbosa, o curso visa estimular a formação docente atuante nesta modalidade de ensino, uma vez que essa é fundamental para determinar bons itinerários formativos para os estudantes EJA, tendo em vista as dificuldades de acesso e permanência de jovens e adultos nas escolas.

O projeto de implementação do minicurso sustenta-se nos dados do Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os quais apontam que menos de 5% dos jovens e adultos brasileiros frequentam a escola. Isso implica dizer que mais de 70 milhões de pessoas que pertencem a esse público estão fora das instituições de ensino. Ainda assim, as que estão inseridas em cursos na modalidade EJA encontram dificuldades de permanência e êxito, o que resulta altas taxas de abandono e, consequentemente, se desiludem em relação ao sistema escolar.

Os participantes do curso vão receber certificados contabilizando 40 horas. A iniciativa faz parte das ações do Câmpus Goiânia do IFG adotadas durante o período de isolamento social e suspensão do calendário acadêmico devido à pandemia de covid-19.

Minicurso Formação continuada em docência na EJA
Data de inscrição: 18 a 28 de junho pelo formulário eletrônico
Data do curso: 30 de junho a 30 de setembro
Local: Goole Meet