BOLSAS DE EXTENSÃO

Câmpus Goiânia oferta vagas para bolsistas em projetos de extensão sobre aprendizagem criativa, jogos e animes

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h55 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 10h17

Os selecionados atuarão nas ações desenvolvidas em escolas públicas e receberão bolsas que variam entre R$ 400 e R$ 200

Projetos abordam a ciência de forma lúdica

Estão abertas as inscrições para estudantes que desejam atuar como bolsistas nos projetos de extensão ofertados pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A chamada pública 2/2023 oferta sete vagas, sendo quatro exclusivas para meninas que desejam atuar no projeto “STEAM4Girls: Aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas”. Outras três bolsas são direcionadas para a ação “Copa Scratch: criando jogos e animes de forma divertida”. As inscrições vão até 16 de fevereiro e devem ser realizadas online.

Para participar da seleção o estudante deve estar regulamente matriculado em um dos cursos listados no quadro de vagas do edital (ver abaixo) e se atentar ao pré-requisito solicitado. A seleção dos candidatos será baseada no coeficiente de rendimento acadêmico e realização de entrevista. Uma das vagas destinadas aos estudantes de ensino médio deverá, obrigatoriamente, ser ocupada por aluno participante de algum programa de assistência estudantil ou cotista, conforme o plano de trabalho da ação de extensão*. Os bolsistas selecionados atuarão no turno vespertino, tendo como atribuições organizar oficinas, monitorar atividades e desenvolver planos de trabalhos, sob orientação da coordenação dos projetos. Para isso, receberão bolsas de R$ 400 (bolsistas de graduação) e R$ 200 (bolsistas de cursos técnicos) durante 10 meses.

As inscrições homologadas e o resultado parcial serão divulgados no dia 17 e as entrevistas realizadas em 24 de fevereiro. O resultado preliminar será disponibilizado no dia 27 e o resultado final no dia 28 desse mês. Todas as publicações serão feitas na página Editais de Bolsistas, no menu Extensão, disponível no site do Câmpus Goiânia.

Confira a Chamada Pública Simplificada 02/2023

Inscreva-se no Projeto Copa Scratch

Inscreva-se no Projeto STEAM4Girls

Sobre os projetos
As ações de extensão são propostas e coordenadas pelo professor e coordenador de Pesquisa e Inovação do Câmpus Goiânia, Carlos Roberto da Silveira Junior. Os projetos são desenvolvidos em escolas públicas estaduais e municipais, localizadas em Goiás, e ajudam a despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental pela ciência e tecnologia.

O projeto “STEAM4Girls: Aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas" visa estimular o interesse de meninas em temáticas relacionadas a STEAM (acrônimo em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e oportunizar que se habituem ao serviço 4.0 a partir de oficinas criativas e customizadas, com o intuito de diminuir com a visão estereotipada das áreas de exatas, tendo como ferramentas tecnologias da Ecomonia 4.0.

A "Copa Scratch: criando jogos e animes de forma divertida" visa estimular o interesse de alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental para o pensamento computacional a partir de oficinas de programação para criação de jogos e animes com o uso da ferramenta Scratch e metodologias ativas. A ideia é demonstrar aos discentes que a programação se relaciona com diversas áreas do conhecimento e pode fazer parte da realidade de cada um que estiver envolvido no projeto.

*Matéria atualizada de acordo com a 1ª retificação publicada em 7 de fevereiro de 2023.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG