Doação

Editora do IFG doa 115 exemplares da Coleção Artífices a bibliotecas municipais de Goiás

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2024, 17h40 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 11h17

Ação é uma referência à celebração dos 115 anos de história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Editora IFG, fez uma doação de 115 exemplares da Coleção Artífices para bibliotecas municipais de Goiás. Esse número é uma referência à celebração dos 115 anos de história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do IFG.

A responsável por fazer a entrega simbólica das obras foi a reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon. Ela entregou uma coleção para a secretária estadual de Cultura de Goiás, Yara Nunes dos Santos. A entrega das coleções diretamente às bibliotecas será articulada por meio do apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Goiás.

A entrega da Coletânea ocorreu nesta terça-feira, 1º de outubro, durante a abertura da 1ª Feira Literária de Goiás (Flig). O evento, que termina no dia 3 de outubro no Centro Cultural Martim Cererê, marca a união de instituições públicas de ensino superior de Goiás em um evento aberto ao público. O número de exemplares entregues é referente aos 115 anos de existência da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completados no mês de setembro de 2024.

Coleção Artífices

A Coleção Artífices doada às bibliotecas apresenta aos leitores dez obras que foram publicadas pela gráfica da então Escola Técnica de Goiânia e, depois, Escola Técnica Federal de Goiás, entre os anos de 1951 e 1969. Compõem a Coleção as seguintes obras: Vibrações, de José Lopes Rodrigues (1949); Lendas de minha terra, de Mário Rizério Leite (1951); Primeira chuva, de Bernardo Élis (1955); Alvorada, de Gilberto Mendonça Teles (1955); Poemas da ascensão, de Coelho Vaz (1963); Caminhos de mim, de Yêda Schmaltz (1964); Tempo maior, de Ciro Palmerston Muniz (1965); Tardes do nada, de Edir Guerra Malagoni (1965); Madrugada, de Sílvia Nascimento (1968) e Vida, de Nita Fleury Curado (1969).

Produzida pela Editora IFG, a Coleção foi coordenada pelo servidor Olliver Mariano (Editora IFG) e pelas professoras Marcela Matos (Câmpus Uruaçu do IFG) e Goiandira Ortiz (Universidade Federal de Goiás). Também participaram do projeto a Rede Goiana de Pesquisa sobre Ensino e Leitura de Poesia e algumas editoras da Rede Federal, como a Editora IFPB, Editora IFAC, Editora IFAP, Editora IFSP e Editora IFS.

Além dos textos originais, cada livro conta com um estudo elaborado por convidados ligados a instituições de ensino e de pesquisa, um prefácio redigido por autores da literatura goiana e a reprodução de matérias de jornais, críticas publicadas à época e demais recortes sobre as obras reeditadas.

A versão digital da Coleção, no formato de e-books, foi lançada em agosto de 2021 e está disponível para dowload na página da Editora IFG.

Confira fotos do evento.

Saiba mais sobre a Flig.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.