Servidores do câmpus participam de curso de capacitação em gestão de riscos

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 15h12 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 17h32

A capacitação é uma promoção da auditoria interna do IFG e visa instruir gestores e servidores da unidade para identificar e prevenir riscos que afetam o setor público

Auditor interno do IFG, Dean Mardem, ministrou curso de capacitação em gestão de riscos, no Câmpus Goiânia.

Com o objetivo de instruir os gestores e servidores do Câmpus Goiânia para que compreendam o que é gestão de risco e todo o processo que envolve esse gerenciamento, o auditor interno do Instituto Federal de Goiás (IFG), Dean Mardem, ministrou curso de capacitação em gestão de riscos nesta segunda-feira, 20, no auditório Djalma Maia. Cerca de 16 servidores se inscreveram para o curso, que trata de assuntos, como: ISO 31000:2009, estrutura de governança, as três linhas de linhas de defesa no gerenciamento eficaz de riscos e controles e o papel da auditoria interna do IFG.

“Cada um é responsável pelos riscos de sua área. Se o servidor identificar um risco que pode trazer um impacto muito grande para a Instituição, ele tem que comunicar a gestão.”, ressaltou o auditor interno do IFG, Dean Mardem.

“O curso visa que a pessoa aprenda a identificar o risco em seu setor e, para isso, é necessário conhecer o processo, ou seja, qualquer atividade que seja executada num determinado setor. Todo processo tem começo, meio e fim. É importante mapear os processos, porque a partir disso, identifico quais riscos são possíveis na minha área”, explica Dean Mardem. Segundo o auditor, praticamente todos os processos têm riscos, só que tem aqueles com risco baixo e outros mais altos, com implicações maiores ou menores para a Instituição. O gerenciamento de riscos envolve diversas fases: inicialmente, é preciso identificar o risco, analisá-lo, depois é preciso controlar e realizar o monitoramento, entre outras etapas.

No curso, o auditor pontuou riscos que afetam o setor público, como: alterações no panorama econômico; desvios de recursos; limitações na inovação e inserção tecnologias de última geração; inconsistência de programas e projetos; imprecisões na regulação de serviços e ações (danos ambientais e danos econômicos); efetivação ineficaz de projetos; disfunção nos serviços ofertados; estratégicos.

Dentre os participantes do curso estava o professor Samir Youssif Arabi. Segundo ele, a capacitação é relevante para que o gestor tenha consciência das responsabilidades do cargo que ocupa. “Não é só gerir o cargo, é também administrar os possíveis riscos na sua atuação e preveni-los, buscando a lisura no serviço público”. Para a professora e coordenadora de Turismo e Hospitalidade, Fernanda Rodrigues Vieira, que também participou do curso, a capacitação é interessante, porque instrui os servidores a anteciparem os possíveis riscos em sua atuação e evitá-los.

De acordo com o auditor Dean Mardem, o Câmpus Goiânia é a penúltima unidade a receber a capacitação em gestão de riscos, sendo que nos demais câmpus do IFG o curso já foi ministrado, faltando agora apenas o Câmpus Anápolis. A Instituição tem por objetivo implementar gradativamente a gestão de riscos em suas unidades.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.