ENADE 2024

Aberto período para estudantes de Pedagogia preencherem o cadastro e o questionário do ENADE

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h23 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 12h54

Preenchimento é obrigatório para concluintes do curso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), abriu o prazo para preenchimento do Cadastro de Informações Pessoais e do Questionário do Estudante Concluinte. O preenchimento é realizado diretamente pelo Sistema Enade e deverá ser feito até o dia 23 de novembro. A prova do Enade, que é destinada a avaliar o rendimento acadêmico dos concluintes dos cursos de graduação, está agendada para 24 de novembro, às 13h.

O Cadastro e o Questionário do estudante concluinte são fases obrigatórias da avaliação. Sem o seu preenchimento, o concluinte do curso superior de Licenciatura em Pedagogia estará irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por ato do Inep, previsto para 1º de agosto de 2025, conforme o Edital do Enade 2024.

O Exame

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Consiste em uma prova realizada a cada três anos para avaliaa o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como a atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A partir do Enade de 2024, os cursos de Licenciatura serão avaliados todos os anos, juntamente com os cursos de cada ciclo avaliativo.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do Edital do Enade 2024.

Todos os estudantes ingressantes e concluintes habilitados do curso superior de Licenciatura em Pedagogia devem ser inscritos no Exame. Apesar da obrigatoriedade de inscrição dos alunos ingressantes, estes não participam da prova. Já os estudantes concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o Questionário do estudante até o dia 23 de novembro. O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito obrigatório para a visualização do local da prova. A partir do dia 04 de novembro serão divulgados os locais de prova. A prova será aplicada no dia 24 de novembro.

Confira aqui o manual para realização do cadastro e preenchimento do questionário

Veja aqui a lista dos alunos de Pedagogia inscritos no ENADE

Cadastro no Sistema Enade e preenchimento do questionário do estudante

Todos os estudantes concluintes habilitados do curso superior de Licenciatura em Pedagogia devem realizar o preenchimento do cadastro no Sistema Enade. O período para essa ação teve início no dia 02 de setembro e vai até o dia 23 de novembro. Além do cadastro, o estudante deve preencher o Questionário do Estudante no mesmo período. Antes de acessar o site oficial do Enade para realização do cadastro e preenchimento do questionário, o aluno precisa criar uma senha de acesso no Portal gov.br.

O estudante precisa ficar atento para preencher o cadastro com informações corretas e atualizadas. Dados como CPF e e-mail devem ser verificados e, se necessário, atualizados juntamente à Receita Federal antes do preenchimento. A responsabilidade por inserir as informações corretamente é inteiramente do estudante. Qualquer dado falso ou inexato poderá resultar na eliminação do exame.

Após o preenchimento do cadastro, é importante que o estudante acompanhe a sua inscrição e todos os passos subsequentes no Sistema Enade. Garantir que todas as etapas sejam concluídas corretamente é essencial para a participação no exame.

Confira abaixo as principais datas do Enade:

Preenchimento do cadastro: de 02 de setembro a 23 de novembro

Preenchimento do questionário: de 02 de setembro a 23 de novembro