PNAE

Entregas dos Kits Lanches começará nesta quinta, dia 19

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 12h48 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 08h41

Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral e também os da modalidade Educação de Jovens e Adultos são beneficiários do PNAE

O Câmpus Goiânia Oeste do IFG iniciará amanhã, dia 19 de setembro, a distribuição dos kits lanches do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Tempo Integral (Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde) e também aos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Técnico em Enfermagem).

As entregas acontecerão em três dias da semana, nas segundas, quintas e sextas-feiras durante os meses de setembro a dezembro de 2024. O kit lanche é composto por um suco, uma fruta e uma quitanda. As entregas serão realizadas na sala modular do Câmpus Goiânia Oeste no horário do almoço, aos discentes do ensino médio em tempo integral (das 12h15 até 13h45, de acordo com a escala dos cursos), e no horário do intervalo noturno, a partir das 20h30, aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

Apresentação Programa e formação dos alunos

Do dia 12 ao dia 17 de setembro, a Comissão de Implementação do PNAE realizou encontros com as turmas dos Ensino Médio Técnico Integrado em Tempo Integral (Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde) e com as turmas do curso Técnico em Enfermagem modalidade EJA. Durante esses momentos formativos a Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia Oeste, Ingrid Aline de Jesus Gonçalves, as professoras Camilla Botega Aguiar Kogawa e Jullyana Borges de Freitas, e a técnica do laboratório de Nutrição e Dietética, Letícia de Almeida Nogueira e Moura, apresentaram aos alunos o programa, os objetivos do PNAE, a escala de entregas, o kit que será entregue e abordaram também as boas práticas e cuidados com a alimentação no ambiente escolar.

“O PNAE tem como objetivo garantir uma oferta de alimentação escolar aos estudantes da educação básica em todas as redes de ensino públicas e também de atender às necessidades nutricionais dos estudantes favorecendo a permanência e o êxito e contribuindo para o processo de aprendizagem e o rendimento escolar desses alunos. O PNAE também tem o objetivo de apoiar a agricultura familiar, porque ele é um programa que prioriza a compra de alimentos da agricultura familiar e isso também promove a economia local e o desenvolvimento familiar de uma forma sustentável. Nós tivemos um orçamento de R$ 102.512,59 (cento e dois mil, quinhentos e doze reais e cinquenta e nove centavos) para fazer a composição da oferta desses lanches que serão distribuídos do meses de setembro a dezembro de 2024 no Câmpus Goiânia Oeste. Pretendemos por meio desse recurso promover não somente o alimento, mas também uma educação alimentar, promover práticas alimentares saudáveis, ações educativas sobre a nutrição, sobre o descarte, sobre o incentivo ao consumo de alimentos in natura e regionais”, explicou Ingrid Aline de Jesus Gonçalves, a Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia Oeste do IFG.

O Programa Nacional da Alimentação Escolar foi criado pela Lei Federal nº 11.947/2009 e garante que 30% dos alimentos ofertados na merenda escolar venham da agricultura familiar.

Veja aqui as fotos dos encontros com os estudantes para Apresentação do PNAE

Confira aqui todas as instruções de boas práticas e cuidados com a alimentação no ambiente escolar

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.