gestão

IFG conquista o 1º lugar no quesito "Transparência Ativa" do ranking da Controladoria-Geral da União

Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 21h29 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 11h39

Instituição cumpriu todas as obrigações da Lei de Acesso à Informação, que prevê a divulgação espontânea de informações de interesse público

O Instituto Federal de Goiás (IFG) figura no rol das instituições do Poder Executivo Federal que ocupam o primeiro lugar no quesito "Transparência Ativa" no ranking de transparência ativa 2024 da Controladoria-Geral da União (CGU). A informação foi atualizada nesta terça-feira, 12 de fevereiro, e está no Painel “Lei de Acesso à Informação”, disponível no site do órgão de controle.

O resultado da avaliação da CGU apontou que o IFG cumpriu todos os requisitos que integram a lista da Transparência Ativa. No cumprimento das metas, o IFG saltou de 64,9% dos itens obrigatórios executados no ano de 2022, para 100%, em março de 2024. As informações classificadas como transparência ativa são aquelas disponibilizadas pelos órgãos e entidades independentemente de solicitação, como dados orçamentários e institucionais de interesse público.

A reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, comemorou a conquista do primeiro lugar no ranking de transparência ativa. Ela destacou a priorização dessa pauta na Instituição, reforçando o compromisso com o respeito ao cidadão e o fortalecimento do controle social. Parabenizando os servidores pelo excelente trabalho realizado, Oneida ressaltou também “a importância da transparência na gestão pública para promover a participação cidadã e permitir avaliações e sugestões”.

O servidor Amaury Araujo, atualmente designado como Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e um dos responsáveis diretos pela promoção da transparência ativa na Instituição, chamou atenção para a importância da divulgação de informações no portal do IFG, a fim de que essa conquista fosse alcançada. A diretora de Comunicação Social do IFG, Adriana Campos, por sua vez, destacou que esse resultado positivo, que acontece pela primeira vez, e que coloca o IFG entre os sete institutos federais na primeira classificação no desempenho em transparência ativa, é resultado do comprometimento dos nossos servidores tanto na disponibilização de informações, quanto no atendimento das demandas do cidadão.

Guia de Transparência e Informação

O Guia de Transparência Ativa (GTA), elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), disponibilizado no endereço eletrônico https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes, é um conjunto de diretrizes destinado a orientar os órgãos do Poder Executivo Federal sobre o cumprimento das obrigações estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Essas diretrizes ajudam a garantir a divulgação adequada de informações de interesse público. O GTA é fundamental para a avaliação da transparência dos órgãos públicos, contribuindo para a formação do Ranking de Transparência Ativa. No caso do IFG, a conquista do primeiro lugar foi alcançada ao seguir todas as diretrizes do guia, proporcionando detalhes abrangentes sobre seus programas, projetos, metas e dados financeiros, incluindo receitas, despesas e execução orçamentária.

Esse ranking avalia 49 itens de transparência ativa, elencados pela CGU a serem atendidos pelos 319 órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios. As organizações que cumprem todos os itens, na avaliação da CGU, figuram em primeiro lugar no ranking.

Além de liderar o ranking de transparência ativa, o IFG recebeu 200 pedidos de acesso à informação em 2023, sem qualquer omissão. A servidora Cecília Maria, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), destaca a importância desse feito, mas ressalta a necessidade contínua de atualização e fácil acesso às informações no site da instituição, "pois a avaliação da CGU é frequente e depende da ação dos responsáveis".

O resultado dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal em relação ao cumprimento das metas pode ser acessado na aba Transparência Ativa do Painel Lei de Acesso à Informação da CGU.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.