Professor apresenta técnicas culinárias usando plantas alimentícias não convencionais no Instagram
Com o distanciamento social, docente utiliza lives para levar aprendizado e matar a saudade dos alunos
O isolamento social é uma realidade para o enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus. O Instituto Federal de Goiás (IFG), junto à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a instituições de ensino de Goiás mobiliza as campanhas #FicaemCasaRedeFederal e #FicaemCasaGoias. E que tal aproveitar esse momento em casa para aprender novas habilidades culinárias? Foi essa ideia, além da declarada saudade de seus alunos, que motivou o professor Alcyr Viana, do curso técnico em Cozinha do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, a promover uma série de lives com transmissão pelo perfil pessoal do docente no Instagram @alcyr.viana . Há três lives agendadas até o dia 29 de abril, sendo que o professor já transmitiu outras duas nos dias 18 e 21.
Nesta quarta-feira, dia 22 de abril, o professor vai falar sobre métodos e técnicas para o preparo de um ravióli de taioba com recheio de palmito de bananeira. A transmissão inicia às 18h30.Em suas apresentações pelo Instagram, Alcyr trabalha as diversas possibilidades de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) na produção de pratos variados, de veganos a preparos com carnes. Tema também de suas aulas no curso técnico de Cozinha do Câmpus Goiânia, as PANCs, segundo ele, são uma forma de ter mais saúde e variedade no prato, além de garantir economia, já que muitas delas são adquiridas em espécies do nosso Cerrado e não costumam ser comercializadas nos mercados.
Amanhã, dia 23, o professor recebe o chef e Beto Bellini, que desde 2012 atua na área da Gastronomia tendo como um de seus projetos a confraria Clube Gourmet Roraima. Na apresentação, Alcyr e Beto vão abordar a valorização dos ingredientes típicos das regiões Norte e Centro-Oeste, que têm ganhado destaque no meio gastronômico. A live está prevista para iniciar às 19 horas.
Já no dia 29 de abril, também às 19 horas, o professor vai mesclar as temáticas: culinária e religião. Intitulada “Comida de santo na cozinha contemporânea”, a live tem como convidado o professor e chef Carlos Ribeiro.
Para o docente, o momento de enfrentamento da pandemia, com a permanência das pessoas em casa, também pode ser utilizado para o aprendizado, principalmente para alunos e a comunidade conhecerem mais sobre PANCs. “Já trabalho com elas (PANCs) no laboratório de Gastronomia do IFG Câmpus Goiânia. Agora, com esta situação que estamos vivendo e a saudade dos alunos e do trabalho que realizamos, achei que seria uma forma de manter contato com os alunos, motivá-los e colocar em prática algumas receitas com PANC que estarão em meu próximo livro, PANC na cozinha vegana”, completa.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais