Fomento

Está aberto prazo para submissão de propostas ao edital Embrapii/Fapeg

Propostas devem ser nas áreas de geração e armazenamento de energia, mobilidade elétrica e agricultura 4.0

• Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h51
  • Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 12h58

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lançaram a Chamada Pública 06/2021 – Fortalecimento das competências das Unidades Embrapii do Estado de Goiás e Execução de projetos cooperativos com empresas, que vai estimular o desenvolvimento de tecnologias disruptivas na indústria goiana e mobilizar o ecossistema de inovação do Estado.

O formulário está disponibilizado no sistema OPP Fapeg, no site da Fundação, e o prazo para submissão das propostas segue até o dia 25 de outubro. A submissão de propostas na plataforma OPP deve ser feita pelos coordenadores das unidades Embrapii sediadas em Goiás.

A proposta será executada em duas linhas: fortalecer as três unidades Embrapii existentes em Goiás em termos de competências, e incentivar a execução de projetos colaborativos de pesquisa entre a unidade Embrapii e empresas parceiras que estejam registradas na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) para o desenvolvimento de inovações com alto potencial de aplicação no setor industrial, nas temáticas Geração e armazenamento de energia, Mobilidade elétrica e Agricultura 4.0.

As unidades Embrapii credenciadas e sediadas no Estado de Goiás estão localizadas no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano). Os recursos estarão disponíveis às empresas goianas que desejam inovar nas temáticas: fontes de energia renovável, produção e armazenamento de hidrogênio (H²), armazenamento de energia elétrica (baterias de lítio), produção de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), veículos elétricos autônomos, distribuição de energia e conectividade no campo, sempre na perspectiva da descarbonização do meio ambiente.

Investimento

As duas organizações vão investir R$ 4,75 milhões em projetos de inovação executados em Unidades Embrapii do Estado de Goiás, cabendo R$ 2,25 milhões à Embrapii e R$ 2,5 milhões à Fapeg. A empresa parceira interessada em desenvolver projeto deve realizar aporte financeiro correspondente a pelo menos 1/3 do valor total da proposta submetida. Conforme o edital, nos casos em que os recursos aportados pela empresa decorrerem de obrigação de investimento em P&D, sua participação não pode ser inferior a 50% do valor do projeto.

Em evento de lançamento do edital Embrapii e outras chamadas públicas, o presidente da Fapeg, Robson Vieira, afirmou que o “foco é procurar soluções inovadoras que sigam na direção da descarbonização, que motivem o setor produtivo a investir em projetos inovadores olhando por essa temática. Como estamos falando de mobilidade elétrica, de armazenamento de energia, seja com lítio ou hidrogênio, de estudos que envolvem o diesel verde, existem muitos caminhos importantes e vamos motivar a nossa comunidade a procurar soluções olhando por essa perspectiva”.

Unidades EMBRAPII em Goiás

A Unidade EMBRAPII em Inteligência Artificial sediada no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) conta com pesquisadores do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). A Unidade tem equipes dedicadas e multidisciplinares para desenvolver soluções tecnológicas em Inteligência Artificial, com ênfase no aprendizado de máquina (Deep Learning), a partir de dados e de ambientes.

A Unidade EMBRAPII de Eficiência Energética IFG – Instituto Federal de Goiás, credenciada por intermédio do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab) da Instituição possui atuação na área de Tecnologias Energéticas Industriais, com foco nas áreas de geração de energia elétrica, eficiência energética, fontes de energia renováveis, geração de energia a partir de fontes limpas e reaproveitamento de matéria-prima.

E o IF Goiano – Rio Verde é credenciado pela EMBRAPII para atuar na área de Tecnologias Agroindustriais. Seu objetivo é gerar soluções inovadoras por meio de pesquisa aplicada à solução de problemas reais enfrentados pelas empresas do setor, atuação em tecnologias para manejo agrícola, tecnologias para processamento e armazenamento de grãos.

EMBRAPII

A EMBRAPII é uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013 atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Link da chamada pública: http://www.fapeg.go.gov.br/chamada-publica-no-06-2021-fortalecimento-das-competencias-das-unidades-embrapii-do-estado-de-goias-e-execucao-de-projetos-cooperativos-com-empresas/

Link para acesso ao formulário, pelo sistema OPP Fapeg: http://www.fapeg.go.gov.br/oppfapeg/#/public/login

Assessoria de Comunicação da Fapeg com adaptações da Diretoria de Comunicação Social do IFG