Gestão

Gestores do IFG recebem visita de vice-diretor do Instituto Politécnico de Santarém de Portugal

Estreitar laços entre as instituições e discutir um possível acordo de cooperação para dupla diplomação são alguns dos objetivos da visita

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 18h23
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 08h05
Hélder Cardoso Pereira conversa com gestores durante a visita ao Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG

O Instituto Federal de Goiás recebeu nesta sexta-feira, 10 de junho, o vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPS – Portugal), professor Hélder Cardoso Pereira. A reitora do IFG, professora Oneida Cristina Irigon, e uma comitiva de gestores foi responsável por dar as boas-vindas e apresentar a Instituição ao gestor português. Além de estreitar laços entre o IFG e a instituição, a visita teve como objetivo o diálogo sobre um acordo de cooperação para dupla diplomação no âmbito das duas instituições, entre outras ações. A visita foi intermediada pela coordenação de Relações Internacionais da Instituição, por meio do gestor Luciano Perilo, dando continuidade às tratativas para a assinatura de um acordo de cooperação com foco na dupla diplomação no curso de Agronomia, ministrado no Câmpus Cidade de Goiás.

A visita iniciou-se pela manhã no Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG. Além da reitora do IFG e do vice-presidente do IPS, estavam presentes também a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Thais Amaral; o pró-reitor de Extensão, William Barbosa; o coordenador de Relações Internacionais do IFG, Luciano Perilo; o diretor de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino, Vinicius Sousa Ferreira; e coordenadores dos programas de pós-graduação e membros dos eixos tecnológicos do CiteLab, além de professores e estudantes que atuam no Centro de Referência.

À tarde, foi realizada uma reunião com membros das pró-reitorias do IFG e também com gestores do Câmpus Cidade de Goiás. A minuta de um acordo está sendo discutida e construída, em prol da realização de um acordo para a dupla diplomação no curso de Agronomia ofertado pela unidade. Desta reunião, além dos gestores da Reitoria do IFG, participaram o diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás, professor Sandro de Lima, e professores e coordenadores de cursos da unidade.

Reunião com gestores da Reitoria e do Câmpus Cidade de Goiás é realizada no IFG.

Visita ao IFG

A reitora do IFG, Oneida Barcelos Irigon, falou da importância da visita do professor Helder e foi responsável pelas boas-vindas a todos os presentes, tanto no Cite, quanto na Reitoria do IFG. A docente lembrou dos primeiros contatos entre o IFG e o IPS, como a participação em um Seminário internacional junto com outros 37 Institutos Federais.

O professor Hélder Cardoso Pereira, vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém, aproveitou uma viagem que veio fazer a Minas Gerais, para estabelecer esse diálogo com o IFG, no sentido de estreitar os laços e discutir o acordo de cooperação. “Vi na reitora um grande entusiasmo de fazermos as coisas em conjunto. Tivemos um primeiro contato e agora temos estreitado os laços, temos todas as condições para fazer. Não sabemos o que vai sair daqui, mas queremos fazer as coisas em conjunto”, ressaltou.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Thais Amaral, destacou que a visita do vice-presidente é muito importante, principalmente para detectar os interesses das duas Instituições em um futuro acordo. Por isso, a ideia de levar o professor também ao Centro de Referência em Pesquisa e Inovação, que é o local onde ocorrem as trocas, redes e conexões entre ensino, pesquisa e extensão. “Não foi por acaso que escolhemos esse local, foi proposital”, afirma Thais.

Acordo para dupla diplomação

Segundo Luciano Perilo, coordenador de Relações Internacionais, “o IFG e o IPS têm estabelecido um protocolo de intenções que os conecta para cooperação em investigação conjunta de interesse comum, da colaboração mútua para desenvolvimento da docência e, sobretudo, facilitar a mobilidade entre suas comunidades acadêmicas. O IPS propôs um documento para a dupla diplomação entre os cursos de agronomia destas instituições. O documento prevê, também, possibilidade de formação stricto sensu aos discentes envolvidos no programa”.

Para o diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás, professor Sandro Ramos de Lima, dialogar com o Instituto Politécnico de Santarém sobre a dupla diplomação dos alunos do curso de Agronomia é muito importante para a unidade. “Além de ampliar o nosso leque de ofertas, um acordo como este pode estimular os nossos alunos e os alunos portugueses também. Ademais, um acordo assim pode proporcionar um escopo formativo mais amplo, atualizado e em sintonia com os processos formativos do mundo hoje”.

Gestores que participaram da reunião na Reitoria.

Luciano Perilo aponta que “o acordo de cooperação para a dupla diplomação, inicialmente no curso de Agronomia, ainda está em estudo e será amplamente debatido, para posterior assinatura”.  “Há uma série de ajustes a serem feitos, por isso ainda estamos discutindo o documento”, afirma. Para o gestor, o acordo é que fará com que os estudantes efetivamente possam participar de uma mobilidade acadêmica, de projetos de pesquisa e inovação, indo ao encontro dos interesses institucionais. “Então, temos muitas possibilidades de ampliação com apenas um acordo de cooperação, promovendo efetivamente a internacionalização no IFG”, destaca o coordenador.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.