Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Artes Visuais

IFG marca presença na produção de livro que reúne docentes de Artes da Rede Federal

obra inclui trabalhos de três docentes da Instituição e foi lançada neste mês de agosto durante evento realizado no IFCE – Câmpus Fortaleza

  • Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 08h42
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 14h09
Livro foi lançado durante o VI Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF)
Livro foi lançado durante o VI Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF)

Quatro docentes do Instituto Federal de Goiás (IFG) prestigiaram o lançamento do livro Panorâmica – Artes Visuais e a Criação Docente na Rede Federal durante evento incluído na programação do VI Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF), realizado no Câmpus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) entre os dias 11 e 14 de agosto de 2022. Participaram do lançamento os seguintes professores do IFG: Alexandre Guimarães, Luciana Ribeiro (ambos do Câmpus Aparecida de Goiânia), Mônica Mitchell (Câmpus Inhumas) e Luciana Martini (Câmpus Jataí). O livro conta com produções artísticas assinadas pelas professoras Mônica e Luciana Martini e também por Elza Gabriela Godinho, que é docente do Câmpus Anápolis.

A publicação apresenta trabalhos em fotografia, pintura, gravura, escultura, desenho, instalação e registro de performance, além de um artigo científico. Esta primeira edição foi organizada pelos professores Antonio Luceni (IFSP), Pablo Marquinho (IFTO) e Suély Souza (IFRN), em duas versões: uma digital (com participação de 31 docentes) e uma física (com 27 professores), de diferentes institutos federais (IFs) das cinco regiões brasileiras.

O livro está disponível em formato de e-book (acesse AQUI) e também na versão impressa, a qual pode ser adquirida diretamente com os autores. As bibliotecas dos três câmpus onde atuam as docentes que assinam a obra coletiva receberão exemplares impressos para acesso da comunidade. A versão impressa tem uma obra de cada professor participante. Já a versão e-book tem o registro de três obras de cada docente.

 

Professores do IFG que participaram do lançamento do livro em Fortaleza (CE)

 

 COMO SURGIU A IDEIA DO LIVRO

 De acordo com os organizadores, o livro Panorâmica – Artes Visuais e a Criação Docente na Rede Federal resulta de uma mobilização coletiva, a partir da criação do Grupo de WhatsApp “Artes Visuais”, que tem como objetivo a reunião dos docentes das Artes Visuais dos mais diversos IFs e câmpus de todo o Brasil. O grupo de WhatsApp dos Professores de Arte dos Institutos Federais foi formado em 2016, ano em que ocorreu o I Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais. Já o grupo específico de Artes Visuais, que foi criado a partir do grupo maior, surgiu em 2020.

 

“O livro Panorâmica sintetiza esse esforço na trajetória de dezenas de colegas das Artes Visuais do IFG e outros IF's", destaca a professora Elza Gabriela Godinho

 

A professora Elza Gabriela aponta que, para o professor de Arte da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), que atua para além da sala de aula na Pesquisa, na Extensão e por vezes também na gestão, é um desafio manter uma produção artística, que é fundamental na reflexão sobre sua prática pedagógica. “O livro Panorâmica sintetiza esse esforço na trajetória de dezenas de colegas das Artes Visuais do IFG e outros IF's, que embora distantes fisicamente buscaram a concretização de uma rede de troca de experiências e conhecimentos, com seu primeiro produto acadêmico coletivo”, pontua a docente do IFG Anápolis.

 

 

O livro é uma forma de apresentar os professores de Artes Visuais como artistas também. Esse grupo (do WhatsApp) vem trocando experiências quanto às nossas aulas, indicação de obras, ideias, socialização de projetos”, complementa a professora Mônica Mitchell. De acordo com a docente do Câmpus Inhumas, uma segunda versão do Panorâmica já está sendo considerada com a adesão de novos professores de Artes Visuais no grupo de WhatsApp. “Também temos proposta de um livro de artigos sobre a produção científica dos professores de Artes visuais”.

 

 

 

 

 


Acesse a versão digital do livro no link a seguir: https://www.calameo.com/read/007114741e9bde2899b48

 

 

 

 

 

PARTICIPAÇÃO DO IFG NO VI ENPAIF

 

Além da participação no evento de lançamento do livro Panorâmica, o professor Alexandre Guimarães, que atua como coordenador do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) e a professora Luciana Ribeiro, vice-coordenadora deste curso, representaram o IFG no Seminário “Perspectivas da Pós-graduação na área de Artes na Rede Federal”, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, como parte da programação do VI ENPAIF, realizado no Câmpus Fortaleza do IFCE.


Por meio de apoio institucional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) do IFG, foi possível que os dois docentes ligados ao PROFARTES participassem presencialmente do seminário, para discutir acordos de pesquisa em Artes entre os dois institutos, bem como criar redes de apoio para o fomento da pós-graduação stricto sensu em Artes nos Institutos Federais. Também participaram do evento dois discentes do PROFARTES/IFG, Edilene Batista e Jovair Batista, que apresentaram o andamento de suas pesquisas, realizadas nas escolas de Educação Básica em que trabalham. Os dois discentes estão em processo de finalização do mestrado.
“O livro Panorâmica sintetiza esse esforço na trajetória de dezenas de colegas das Artes Visuais do IFG e outros IF's", destaca a professora Elza Gabriela Godinho

 
Além de professores de Arte da Rede Federal, discentes dos dois programas de pós-graduação estavam presentes, além da coordenadora do Mestrado Profissional em Artes do IFCE, professora Maria de Lourdes Macena de Souza, bem como do professor Paulo Merisio, da UNIRIO e Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos da Área de Artes na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Foi uma oportunidade de conhecer o funcionamento do programa de pós-graduação do IFCE, sua estrutura, área de concentração, linhas de pesquisas, perfis da pesquisa, produção artística e bibliográfica, bem como os produtos artísticos como resultados das pesquisas, que são um dos focos principais dos mestrados profissionais, além de poder ouvir o representante da CAPES sobre sua visão para a pesquisa em Artes na Rede Federal e poder conversar com quem está à frente dos processos de avaliação de área e implementação de cursos novos”, explica o professor Alexandre.

 

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página