Curso FIC

IFG promove processo seletivo para o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário

São ofertadas 180 vagas distribuídas entre os câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás

• Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2024, 16h51
  • Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h37

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para o curso “Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário”. O curso faz parte do Ipê –Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 17 de junho de forma presencial ou online. A comunidade acadêmica e a comunidade externa podem participar.

Serão ofertadas 60 vagas para cada um dos câmpus participantes, perfazendo um total de 180 vagas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário nos câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás. Esse total respeitará o quantitativo de vagas destinado ao público interno (no máximo 20%) e externo (no mínimo 80%) do IFG.

Público-alvo

De acordo com o edital publicado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFG, o curso tem como público-alvo: a) Trabalhadores e trabalhadoras vinculados a grupos produtivos autogestionários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; b) Jovens; c) População negra; d) Mulheres; e) Povos e comunidades tradicionais e originárias; f) Pessoas com Deficiência – PCD; g) População idosa; h) População LGBTQIA+; i) Pessoas cadastradas nos programas sociais do Governo Federal (Cad Único); e j) Público em geral.

Ainda segundo o edital, espera-se que ao final da formação os cursistas possam ter desenvolvido os seguintes conhecimentos: a) Auxiliar no planejamento, na execução de processos, na prestação de assistência e serviços aos cooperados; b) Promover e atuar na constituição de cooperativas em comunidades locais; c) Desenvolver estratégias de fomento às políticas públicas de economia solidária no território, à criação de Empreendimentos Econômicos Solidários, à articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária; d) Construir e ampliar conhecimentos relativos a Direitos Humanos, Educação Socioambiental e Sustentabilidade, Educação das Relações Étnico-Raciais, Cidadania, Gênero, Direitos, Ética e Relações Humanas, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho.

Inscrições e seleção

Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário disponível no endereço https://forms.gle/19LUPKM46qzhvSVr8 ou poderá ir diretamente ao câmpus de seu interesse, em horário comercial. Os documentos necessários para a inscrição podem ser conferidos no item 6.3 do edital.

Caso tenha o número superior de inscritos para determinada reserva de vagas ou em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios para a classificação dos candidatos: a) Análise do perfil socioeconômico dos candidatos, visando à inclusão da população mais vulnerável, conforme pontuação discriminada no Quadro 7 do Edital. b) Se ainda houver empate, será realizado sorteio.

Para participar do curso, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade. A carga horária total do curso é de 200 horas. De acordo com o edital, cada câmpus terá duas turmas. As datas de início do curso e os horários podem ser conferidos no quadro 1 do Edital. O curso será ofertado em turmas nas dependências dos câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás.

Confira os endereços e os contatos:

Auxílio ao educando

Segundo o edital publicado pela Proex, o candidato selecionado que efetuar a matrícula com os documentos necessários e frequentar as aulas terá direito ao recebimento de auxílio no valor de R$ 6,00 (seis reais) por hora/aula assistida, lembrando que o curso tem carga horária de 200 horas.

O recebimento do auxílio está condicionado à confirmação da presença do aluno nas aulas. Os discentes deverão ter frequência mensal mínima de 75% para serem considerados como não evadidos e continuarem fazendo jus ao auxílio. O pagamento do auxílio estudantil se dará por depósito em conta corrente em nome do estudante matriculado no curso.

Resultado

O resultado com os nomes dos candidatos convocados para a matrícula e daqueles que eventualmente componham a lista de espera será divulgado no endereço eletrônico https://www.ifg.edu.br/editais-extensao. A homologação das inscrições e o resultado preliminar estarão disponíveis no dia 19 de junho. Recursos poderão ser apresentados no dia 20. No dia 21, será publicado o resultado final. As matrículas serão feitas no dia 24 de junho.

Acesse o edital e outras informações sobre a seleção de alunos: https://www.ifg.edu.br/editais-extensao

Faça sua inscrição: https://forms.gle/19LUPKM46qzhvSVr8

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.