IFG divulga o Relatório Anual de Gestão

Documento relativo ao ano de 2023 apresenta a utilização dos recursos públicos pela Instituição em suas diversas ações

• Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2024, 15h58
  • Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h37

O Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou seu Relatório Anual de Gestão (RAG), referente ao exercício de 2023. No documento, são destacadas as ações, os projetos e os avanços da Instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como os resultados financeiros, contábeis, de gestão de pessoas, internacionalização, desenvolvimento institucional e demais áreas. Acesse aqui o Relatório.

O documento, que segue os parâmetros de monitoramento de indicadores estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), revela os resultados acadêmicos e administrativos da Instituição.

A finalidade do RAG é a de ser um instrumento de prestação de contas para a sociedade em geral, de fornecer elementos para o aprimoramento do controle social da Instituição e continuar promovendo mais transparência, a partir do estreitamento dos laços com a comunidade escolar e acadêmica, com a sociedade civil, com os governos, com o setor produtivo e com os órgãos de controle. Formalmente, a prestação de contas das instituições federais é uma obrigação constitucional, prevista no parágrafo único do artigo 70 da Constituição brasileira, para permitir à sociedade acompanhar a gestão de recursos públicos.

Observando tudo o que foi apresentado no Relatório, a reitora do IFG, Oneida Barcelos Irigon, destacou que “graças ao esforço conjunto e determinado da nossa comunidade e gestão, conseguimos superar obstáculos e obter resultados significativos no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e na gestão organizacional”.

Como mostra o RAG, entre as ações de ensino, o IFG enfatizou a ampliação dos cursos livres complementares, reforço de conteúdos curriculares e a criação de grupos de estudo, iniciativas que visam aprimorar a formação dos alunos. No campo da pesquisa, a Instituição reportou os números de projetos financiados e parcerias com empresas e outras instituições acadêmicas, impulsionando a inovação tecnológica. As ações de extensão também ganharam destaque, com programas voltados para a comunidade local, com a promoção de educação inclusiva e o desenvolvimento social.

De acordo com o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Luciano Perilo, “o Relatório também destacou os esforços na internacionalização e gestão de pessoas. A conquista de premiações e as ações de mobilidade evidenciaram a facilitação da troca de conhecimentos e experiências com IESs estrangeiras".

No que tange à área de gestão de pessoas, a Instituição implementou políticas de desenvolvimento profissional, capacitação contínua e bem-estar dos funcionários. Para a reitora do IFG, “esses avanços refletem nossa dedicação em proporcionar um ambiente acadêmico de excelência e uma gestão eficiente”.

Confira o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2023.

Acesse a página de Relatórios de Gestão do IFG: https://www.ifg.edu.br/relatorios-de-gestao

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.