IFG inaugurará a primeira UBS-Escola da Rede Federal

Unidade Básica de Saúde funcionará no Câmpus Águas Lindas e, além de atender a comunidade da região, proporcionará um espaço educativo na área de saúde

• Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h33
  • Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 15h37

O Instituto Federal de Goiás (IFG) será a primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a ter uma Unidade Básica de Saúde em suas dependências: trata-se da UBS-Escola do Câmpus Águas Lindas de Goiás. A unidade será inaugurada no dia 27 de junho, quinta-feira, às 14h.

A implantação da Unidade Básica de Saúde-Escola (UBS-Escola) é resultado do Acordo de Cooperação Técnica nº 31/2022 firmado entre o IFG e a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município. Além de dispor de uma equipe de Atenção Primária composta por médico, enfermeiro, equipes de saúde bucal, técnico de enfermagem, a UBS-Escola a ser inaugurada será também um espaço para ações de extensão, ensino e pesquisa dos servidores e estudantes da área de saúde do IFG.

Para a reitora do IFG, professora Oneida, “a implementação de uma Unidade Básica de Saúde no Câmpus Águas Lindas, que oferece cursos na área de saúde, é altamente benéfica tanto para a formação dos estudantes quanto para a comunidade local”. Como ressaltou a gestora, “a UBS-Escola proporcionará uma rica área de aprendizado no ensino, na pesquisa e na extensão, melhorando simultaneamente o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para a população ao redor”.

Com o funcionamento da unidade modelo no Sistema Único de Saúde (SUS), estão previstas ofertas de programas de qualificação, ampliação e qualificação das equipes de saúde; melhora da cobertura da atenção básica; diminuição da sobrecarga de trabalho das Unidades Básicas de Saúde já implantadas; expansão do campo de estágio; e desenvolvimento de pesquisa e extensão.

Cobertura na área de saúde e formação profissional

Além de ampliar a cobertura e os serviços assistenciais em saúde da Atenção Básica da região na qual será instalada, a implantação da UBS-Escola promoverá um espaço para formação profissional do corpo discente do IFG, com a oferta do estágio curricular obrigatório, e também promoverá a qualificação e a atualização dos profissionais do município de Águas Lindas, por meio dos cursos ofertados na Instituição.

Em funcionamento desde 2014, o Câmpus Águas Lindas atua no eixo “Ambiente e Saúde” e oferece os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Vigilância em Saúde, Análises Clínicas e Meio Ambiente, além do Técnico em Enfermagem integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). A unidade também oferta o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Com a implantação da UBS-Escola, o objetivo da gestão é que sejam criados mais cursos da área de saúde na Instituição, além de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Segundo o projeto da criação da UBS, uma das metas é a articulação e integração do processo educativo e do saber fazer em face da realidade social, econômica, cultural e ambiental do território no qual está inserido. Como ressaltou a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, “a integração de uma UBS no câmpus é uma estratégia que potencializa a educação e promove o bem-estar comunitário, refletindo o compromisso do IFG com a excelência educacional e a responsabilidade social”.

Local e funcionamento

A UBS-Escola está localizada na Rua 21, Área Especial 4, no Jardim Querência, nas dependências do Câmpus Águas Lindas do IFG e possui o limite territorial de cobertura assistencial de 3 mil cidadãos residentes do bairro Jardim Querência.

A unidade funcionará oito horas por dia, das 8h às 17h. A estrutura contará com salas multiprofissionais e ambulatório, incluindo consultório médico, consultório multidisciplinar, consultório de enfermagem, sala de procedimentos, sala de vacinas, consultório odontológico, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de esterilização de materiais e expurgo.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.