CURSOS SUPERIORES | 2024/2

Vestibular Enem e Vestibular IFG estão com inscrições abertas

Seis câmpus participam das seleções. São ofertadas 470 vagas distribuídas entre doze cursos

• Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 15h01
  • Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 15h12

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta quinta-feira, 4 de julho, as inscrições para os processos seletivos de vestibular dos cursos superiores: Vestibular Enem e Vestibular IFG. Nas duas seleções, são ofertadas, ao todo, 470 vagas para o segundo semestre do ano letivo de 2024. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas eletronicamente no site: www.ifg.edu.br/estudenoifg , na seção “Vestibular”, no item “seleções em andamento”. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de julho.

No ato da inscrição dos dois processos seletivos, o candidato deverá optar por participar do processo seletivo pelo sistema universal, pela ampla concorrência, reserva de vagas (Lei 12.711/2012) ou pela Política de Ações Afirmativas do IFG (Resolução nº 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG). Em relação à Política de Ações Afirmativas do IFG, as vagas serão ofertadas no Vestibular IFG. Há duas modalidades com inscrições abertas para as vagas dos cursos superiores do segundo semestre de 2024: o Vestibular Enem e o Vestibular IFG.

Vestibular Enem

Para o Vestibular Enem, os candidatos podem se inscrever utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ato da inscrição, o candidato deverá informar a nota de qual ano ele irá utilizar para pontuar. Nesta seleção, será aceita nota obtida no exame realizado entre os anos de 2013 a 2023. Apenas os candidatos ao curso de Licenciatura em Música, do Câmpus Goiânia, terão uma outra etapa de seleção: a verificação de habilidade específica em Música.

Uma questão importante diz respeito ao preenchimento do requerimento de inscrição. O candidato não poderá informar CPF de terceiro, pois é por meio dele que será realizada a consulta ao banco de dados do Ministério da Educação para validação e conhecimento das notas do Enem.

Nessa seleção, são ofertadas 260 vagas para 14 cursos. Participam da seleção os câmpus Formosa (Licenciatura em Ciências Sociais); Goiânia (Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Licenciatura em Física, Licenciatura em História; Licenciatura em Letras – Português; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Música); Goiânia Oeste (Licenciatura em Pedagogia); Itumbiara (Bacharelado em Engenharia Elétrica, Licenciatura em Química); Luziânia (Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Química); e Uruaçu (Licenciatura em Química).

Vestibular IFG

O processo seletivo do Vestibular IFG será feito por meio de prova objetiva de múltipla escolha, contendo 20 questões, de quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (6); Matemática e suas Tecnologias (4); Ciências Humanas (6); Ciências da Natureza (4), além da prova de redação. Apenas os candidatos ao curso de Licenciatura em Música, do Câmpus Goiânia, terão uma outra etapa de seleção: a verificação de habilidade específica em Música. As provas serão realizadas no dia 1º de setembro.

Ao todo, são ofertadas 210 vagas distribuídas entre 14 cursos, em 6 unidades do IFG: Câmpus Formosa (Licenciatura em Ciências Sociais); Goiânia (Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Licenciatura em Física, Licenciatura em História; Licenciatura em Letras – Português; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Música); Goiânia Oeste (Licenciatura em Pedagogia); Itumbiara (Bacharelado em Engenharia Elétrica, Licenciatura em Química); Luziânia (Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Química); e Uruaçu (Licenciatura em Química).

Datas importantes

A lista preliminar com as inscrições deferidas das duas seleções será publicada no dia 2 de agosto. Recursos poderão ser apresentados contra essa lista nos dias 3 e 4 do mesmo mês. No dia 6 de agosto, será divulgada a lista final das inscrições deferidas dos dois processos seletivos.

O resultado preliminar da seleção do Vestibular Enem será divulgado no dia 6 de setembro; e o do Vestibular IFG, no dia 10 do mesmo mês. Contra esses resultados poderão ser apresentados recursos.

O resultado final do Vestibular Enem será publicado no dia 10 de setembro; o do Vestibular IFG, no dia 13. Os editais de matrícula para os candidatos ao Vestibular Enem devem ser publicados pelos câmpus participantes da seleção até o dia 13 de setembro; já para os candidatos ao Vestibular IFG, a publicação dos editais será feita até o dia 17 do mesmo mês. Confira outras datas nos cronogramas presentes nos dois editais.

Acesse os editais, faça a sua inscrição e confira outras informações sobre as seleções:

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.