Ensino

IFG abre inscrições para seleção de projetos de ensino a serem executados ainda neste ano

Também foi aberta seleção de pareceristas que vão analisar os projetos apresentados em 2024 e 2025

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 14h21
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 17h21
Projetos de ensino podem ter apoio financeiro. Prazo para submissão das propostas é até 8 de setembro

O Instituto Federal de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abriu nesta segunda-feira, 19, as inscrições para a seleção de projetos de ensino que terão apoio financeiro da Instituição. As propostas aprovadas contarão com recursos da ordem de R$ 60 mil, exclusivamente para o pagamento de estudantes bolsistas, e devem ser executadas no período de 30 de setembro a 13 de dezembro.

Os projetos podem ser submetidos até o dia 8 de setembro. As submissões devem ser feitas somente pela Internet, por meio do link disponibilizado no Portal IFG, barra lateral "Ensino", menu “Editais”, seção “Projetos de Ensino”.

O proponente deverá ser um professor do IFG, que coordenará o projeto de ensino, devendo de disponibilidade mínima de oito horas semanais para a coordenação dos trabalhos.
No ato da inscrição, o coordenador deverá apresentar os seguintes documentos: proposta de Projeto de Ensino (conforme Anexo I do edital); Termo de Compromisso assinado (conforme Anexo II); e Termo de Ciência assinado e preenchido da Chefia imediata (conforme Anexo V).

Cada projeto de ensino pode receber até R$ 3 mil e deve prever, no mínimo, 27 horas e, no máximo, 54 horas de atividades. Estas atividades devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos: Ações Pedagógicas Integradoras; Atendimento didático-pedagógico na perspectiva da educação inclusiva; Gênero, diversidade sexual e relações étnico-raciais; Produção de textos e incentivo à leitura; Valorização da cultura local/regional; Incentivo ao acesso às produções audiovisuais nacionais; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Operações matemáticas básicas.

A participação de estudantes em cada projeto de ensino é obrigatória. Os estudantes bolsistas devem dispor de 20 horas semanais para as atividades previstas e receberão bolsas de R$ 300 mensais, no caso dos alunos do ensino médio, e R$ 700 mensais, para os estudantes de graduação. Mas também podem se integrar ao projeto estudantes voluntários, que não receberão bolsas.

Pareceristas

Também foram abertas nesta segunda-feira, as inscrições para a seleção de pareceristas que vão avaliar os projetos de ensino apresentados neste ano e em 2025. A atividade de parecerista não será remunerada

As inscrições deverão ser realizadas somente pela Internet, por meio do link disponibilizado no Portal IFG, barra lateral "Ensino", menu "Editais", seção “Chamadas Públicas”, até o dia 1º de setembro.
No ato da inscrição deverão ser anexados os seguintes documentos devidamente preenchidos, assinados e em formato PDF: formulário de inscrição; currículo Lattes atualizado e tabela de pontuação preenchida pelo candidato, conforme disponibilizado e com as devidas comprovações.

Podem se inscrever servidores efetivos do IFG, professores substitutos ou servidores em cooperação técnica em atividade na Instituição. Serão 40 vagas a serem preenchidas e a classificação dos candidatos obedecerá a pontuação prevista na tabela de pontuação disponível em formulário eletrônico.

Confira:
Edital 27/2024 , de seleção de projetos de Pesquisa.
Edital 28/2024, chamada pública para seleção de pareceristas.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.