Mestrado

Relação entre educação e inteligência artificial é tema de atividade do ProfEPT

Palestra e lançamento de curso sobre a temática foram realizados em Senador Canedo

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 15h22
  • Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 18h22

"Além dos Algoritmos da Inteligência Artificial: A Importância das Relações Humanas na Educação" foi o tema de uma palestra ministrada na última sexta-feira, 23, pela professora Cláudia Helena dos Santos Araújo, do Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG), no Auditório do Paço Municipal de Senador Canedo. O evento contou com a participação de 300 professores presencialmente e mais de 1000 servidores da educação ao vivo de forma on-line. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo e o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFG Anápolis. A palestra ficou gravada no YouTube e pode ser acessada AQUI.

O evento teve o objetivo de oferecer aos participantes uma reflexão sobre as questões da IA no contexto escolar brasileiro e a necessidade de fortalecer as relações humanas em sala de aula. A palestra esteve integrada ao lançamento do curso intitulado "Inteligência Artificial e o trabalho pedagógico didático", que está inserido em uma pesquisa acadêmica de mestrado que está em andamento. O curso é organizado pelo professor Jhonatans Fernandes, que é mestrando orientado pela professora Cláudia Helena, dentro do ProfEPT.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições do curso já estão abertas e podem ser feitas por professores da educação básica e superior, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que se interessam pelo assunto. “O curso tem como objetivo superar as visões instrumentalistas e deterministas da tecnologia na pratica escolar, assim fomentado o uso crítico e consciente da inteligência artificial”, explica o professor Jhonatans. A carga horária total do curso é de 60 horas.

O curso está disponível
na plataforma Moodle no link: https://virtual.ifg.edu.br/course/view.php?id=100