“Juntos, estamos levando o artesanato do Cerrado para o mundo”

IFG é parceiro na construção da ferramenta digital para divulgação de cooperativa e dos seus produtos

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 14h01
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 11h45
Bordadeiras e servidores do IFG participaram do lançamento do site

Em solenidade realizada dia 5, na Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG), foi lançado oficialmente o site da Bordana - Cooperativa de Trabalho de Produção de Bordado Manual e Artesanato do Cerrado Goiano. A página eletrônica é fruto de uma parceria firmada por meio de um edital de Indicação Geográfica (IG), que reconhece a potencialidade local, que neste caso, foi materializada com o projeto Bordados Bordana Goiânia.

Durante o evento, o Pró-Reitor de Extensão da Instituição, Willian Batista dos Santos, destacou a coletividade do trabalho realizado para a construção do site. Segundo o gestor, a página foi viabilizada por meio de um trabalho coletivo, que uniu esforços de outras pró-reitorias. “Não existe extensão sem diálogo. O diálogo com a comunidade só é possível quando há confiança. Temos que reconhecer as potencialidades dos Territórios, fazer o reconhecimento geográfico”, afirma Willian, complementando ainda que é preciso colocar a serviços de vocês [da equipe da Bordana e de outros projetos que vierem] todo esse grupo de trabalho.

Essa foi a primeira vez que o IFG desenvolveu um projeto de Indicação Geográfica (IG), característica importante para que a cooperativa seja reconhecida, pois, segundo o coordenador do projeto, Renato Araújo Teixeira, “a ideia da IG é dar uma marca para algo que já existe. O site é um progresso que a Bordana atingiu”, finaliza.

Sonho

Presidente da Bordana, Celma Grace de Oliveira falou emocionada que o site é a realização de um sonho. “Estamos aqui realizando mais um sonho, com a criação do site”, comentou. Por ser bilíngue, “o site levará o trabalho e os produtos da cooperativa de Goiás para o mundo”, afirmou.

O site – www.bordana.com.br – foi apresentado pelo bolsista do projeto e aluno do curso de Sistemas de Informação do Câmpus Goiânia, Thiago Nunes, e pelo designer da Bordana, Luiz Felipe Pereira. A ferramenta é um espaço para divulgação de informações da cooperativa, dos produtos e uma forma de inclusão digital das cooperadas.

Segundo Thiago, “esse não foi só um trabalho no câmpus, esse tem impacto social , na vida das pessoas. O bordado está valorizando nossa natureza e o trabalho das pessoas”, comenta. A fala do aluno coaduna com as imagens retratadas nos bordados das Bordana: flores do Cerrado, beija-flores, a onça pintada, o passarinho cardeal, a arara-canindé. Tudo com cores vivas, que remetem ao colorido da natureza. “Mãos que se unem, em linhas que se cruzam” é uma das frases escrita na camiseta das bordadeiras.

Também estiveram presentes na solenidade a Diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas, Marluce Silva Sousa, o Diretor-Geral do Câmpus Inhumas e integrante do Núcleo Incubador, Luciano dos Santos; os integrantes da equipe do projeto, Carlos Roberto da Silveira Júnior e Viviane Margarida Gomes Pacheco, que também é integrando do Núcleo Incubador.

Contou ainda com a participação do servidor Olliver Robson Mariano Rosa, que declamou a poesia "A moça tecelã", de Marina Colosanti. Servidores e gestores de outros setores da Reitoria também estiveram presentes, além de algumas das bordadeiras da Bordana, que expuseram um pouco dos produtos da cooperativa, como camisetas, capas de almofadas, bolsas, toalhas de mesa, tudo bordado à mão.

Para conhecer mais, veja o site: www.bordana.com.br

Pró-Reitoria de Extensão.