Reditec 2024

Carta de Caldas Novas aponta desafios para a Rede Federal

Além de apresentar avanços das últimas décadas, Carta destaca os principais desafios a serem enfrentados no futuro pelas instituições de ensino que compõem a Rede Federal

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2024, 08h14
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 08h50

A Carta de Caldas Novas, documento final da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2024), apresenta avanços conquistados nas últimas décadas pelas instituições de ensino que compõem a Rede Federal e também os principais desafios a serem enfrentados no futuro.

Dirigida à sociedade brasileira e, em especial, ao governo federal, ela refletiu os principais debates e reflexões realizados nos quatro dias do evento, que teve como tema central “Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”.

Entre os temas destacados pelos dirigentes na Carta de Caldas Novas, estão o financiamento adequado para as instituições da Rede, para garantir a consolidação das unidades já existentes e também a expansão já anunciada pelo governo federal. A expansão é apontada como garantia da interiorização, marca da Rede, desde a transformação dos Cefets em institutos federais, em 2008.

Também foram apontados desafios como o aperfeiçoamento da política e das ações de acesso, permanência e êxito dos estudantes da Rede, o fortalecimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, assim como da política de internacionalização. E, ainda, a importância da valorização das pessoas que constroem a Rede Federal.

Encerramento

A Carta de Caldas Novas foi lida na sessão de encerramento da Reditec 2024, no início da tarde, desta quinta-feira 24. Realizada no interior do Brasil, a reunião de dirigentes contou com a participação de mais de mil pessoas de todos os estados brasileiros. Além da leitura da carta, a banda Passarinhos do Cerrado fez o show de encerramento do evento.

Durante a solenidade de encerramento o reitor do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e presidente do Conif, Elias Monteiro destacou a forma como o público sempre reagia ao tratar da Rede Federal "a Rede nos faz sentir pertencimento a esta grande estrutura e nos mostra que o processo de desenvolvimento do país passa pela excelência da Educação que ofertarmos", celebrou.

Já o Diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, da Setec/MEC, Cláudio Alex Jorge da Rocha festejou os 15 anos da Rede e o desafio que foi realizar a Reditec no interior do país, enquanto se debatia a própria interiorização da Rede. Por fim, a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) professora Oneida Cristina Gomes Irigon congratulou o plenário pela Reditec, reforçando a importância de se debater a interiorização e a garantia que a Rede oferece de uma educação pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada.

"Este encontro nos mostra que estamos comprometidos com a consolidação da Rede e, especialmente, fortalecidos para o cumprimento de nossa função social," finalizou Oneida. Em seguida, a professora convidou a reitora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), professora Elaine Cassiano, para o anúncio da sede da 49ª Reditec.

Lançamento de livro

Também no encerramento da Reditec, foi lançada a coleção Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil. Organizada pela Editora do IFG, a coleção  é composta por 5 volumes. O trabalho contou com a parceria das editoras: do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e do Colégio Pedro II, para o Volume 1 (Região Sudeste); do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), para o Volume 2 (Região Centro-Oeste); do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), para o Volume 3 (Região Nordeste); do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL, para o Volume 4 (Região Sul), e do Instituto Federal do Pará (IFPA), para o Volume 5 (Região Norte).

Leia a íntegra da Carta de Caldas Novas.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria e Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí.