IFG -Truck leva tecnologia e inovação para escolas públicas da região de Inhumas
A van do projeto, que é um verdadeiro laboratório itinerante, leva oficinas interativas aos estudantes da região

Apresentar o uso de tecnologias inovadoras aos estudantes da rede pública da região de Inhumas, promovendo a inclusão digital e estimulando habilidades como criatividade, resolução de problemas e pensamento lógico são os principais objetivos da Ação de Extensão IFG-Truck Câmpus Inhumas. Coordenado pelo professor Pablo Vandré Jacob Furlan, o projeto oferece oficinas práticas e interativas, buscando despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação. "Buscamos proporcionar experiências educacionais que complementem o currículo escolar e ampliem as oportunidades acadêmicas e profissionais desses alunos", afirma o professor Pablo.
Desde 14 de março, as escolas da região podem se inscrever na ação de extensão, por meio de formulário disponibilizado no edital do projeto. Para esta etapa, foram ofertadas 150 vagas para as oficinas e todas já foram preenchidas. "O projeto despertou tanto interesse que, antes do final do prazo de inscrições, já tivemos 5 escolas inscritas, totalizando 230 estudantes", explica o coordenador. Neste momento, novas vagas para as oficinas ficariam para uma segunda etapa da ação de extensão.

Oficinas
A van do IFG-Truck Câmpus Inhumas é um verdadeiro laboratório itinerante, que tem levado às escolas as seguintes oficinas: Modelagem 3D com Tinkercad; Programação com Micro:bit; Experimentos interativos com Makey Makey; Exploração de Realidade Virtual; Uso de Canetas 3D para criação de projetos e Demonstração de Impressão 3D. A Escola Municipal Odilon Santos, em Goianira, foi visitada pela equipe do projeto na semana passada. As oficinas interativas fizeram bastante sucesso.
"Pra mim, a melhor parte está sendo a empolgação dos estudantes. Tem aluno que é perceptível que os olhos brilham quando veem essas novas tecnologias. Na Escola Odilon Santos, de Goianira, não conseguimos atender todas as turmas, então, foram escolhidos os alunos com melhores notas para participarem do projeto. Um dos alunos falou: 'enfim, tivemos algum prêmio por tirar nota alta'. Ou seja, eles estão vendo a oportunidade de participar como um prêmio", conta o professor Pablo.
No dia 15 de março, dentro da programação do aniversário de 18 anos do Câmpus Inhumas, o IFG-Truck também ofereceu ao público a oportunidade de participar de uma ação de exploração de realidade virtual (óculos de realidade virtual). Além do professor Pablo Furlan, que coordena a ação de extensão em Inhumas, fazem parte do projeto os estudantes: Eduardo Ferreira de Brito Matos, Áureo Bento Xavier Júnior e Julliely de Sousa Silva (bolsistas da graduação); e Bernardo Costa Feitosa e Mateus de Lima Bites (voluntários do ensino médio).
O edital com todas as informações sobre a ação de extensão está disponível no site: https://www.ifg.edu.br/inhumas/campus/extensao/editais. Em caso de dúvidas sobre o projeto, as escolas devem entrar em contato pelo e-mail gepex.inhumas@ifg.edu.br.

Coordenação de Comunicação Social/IFG-Câmpus Inhumas.
Redes Sociais