visita técnica

Estudantes realizam visita técnica em Estação de Tratamento de Água

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 12h25 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 10h23

Atividade é do PRP e foi realizada com duas turmas de Ensino Médio

Na sexta-feira passada, dia 3 de maio, turmas de 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Sebastiao Xavier conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A ação é parte das atividades do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que é vinculado ao curso de Licenciatura em Química, do IFG Câmpus Itumbiara.

Nesta atividade os alunos residentes do PRP atuaram sob a orientação da professora Juliana Moraes Franzao.

Conforme as informações disponibilizadas pela própria Saneago, as estações de tratamento são assim chamadas porque “podem ser comparadas a uma grande Indústria de produção de água potável que, através de um processo produtivo, transformam a matéria-prima (água bruta) em água pronta para o consumo”. Ao todo, 48 estudantes do colégio estadual tiveram a oportunidade de conhecer as instalações físicas da ETA onde ocorrem as etapas de recebimento da água bruta e adição de coagulante, além de locais como os filtros, tanques de decantação, sala de painéis de controle, laboratório de análises físico-químicas e sala de preparação das soluções coagulantes, menciona a orientadora Juliana Moraes.

O objetivo, explica a docente, foi associar as aulas teóricas vivenciadas no colégio com as aulas experimentais que ocorreram nos laboratórios de química do Câmpus Itumbiara em abril. Além dessa prática recente, as ações do PRP com as turmas do Sebastião Xavier devem continuar em breve “com a elaboração de uma atividade na qual os alunos poderão demonstrar o aprendizado construído com o Programa que associa conhecimentos científicos, vida cotidiana do aluno e conscientização ambiental com relação ao uso da água”, finaliza Juliana.

Veja mais fotos da visita no Facebook

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.