Enade

Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, do Câmpus Itumbiara, recebem nota 4 no Enade

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h04 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 08h38

Essa nota posiciona os cursos do IFG de Itumbiara ao lado dos melhores da área ofertados no Brasil

Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, do IFG Câmpus Itumbiara, receberam no 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, conforme relatório divulgado ontem, 20, pelo o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta escala de nota, que varia de 1 a 5, avalia o rendimento e conhecimento dos estudantes que estão finalizando a graduação, sendo 5 a nota mais alta e 1 a mais baixa.

Outros cursos do IFG, da área da Engenharia (ambiental, civil etc) também foram avaliados no Enade 2019, e ao se comparar apenas os cursos de engenharia elétrica e de automação, os do Câmpus Itumbiara foram as únicos do IFG que receberam nota 4. Já em relação aos cursos correspondentes dessas áreas, numa comparação com outros ofertados aqui na cidade ou no País, os do IFG de  Itumbiara também obtiveram nota acima da média.

Dentre os vários temas abordados num dos questionários e que avaliam a opinião dos estudantes quanto à Instituição, o que recebeu maior avaliação positiva foi o que se refere às oportunidades oferecidas aos alunos “para participarem de projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmica” e também outro que diz respeito à possibilidade de participação em programas, projetos ou atividades de extensão.

Considerações

Para o chefe de departamento das áreas acadêmicas, prof. Jucélio Costa de Araújo, o resultado positivo no Enade “mostra o quão importante é a preocupação e a responsabilidade de nossos docentes em relação a qualidade do ensino a ser ministrado (...) e reflete a união das ações que ocorrem em todos os setores” do Câmpus, desde às áreas administrativas até as acadêmicas. “Parabéns a todos nós que fazemos parte desta Instituição, tenho orgulho de fazer parte deste grupo”, afirmou o chefe de departamento.

Nas considerações do coordenador da Engenharia Elétrica, prof. Marcos Antônio A. de Freitas, o resultado no Enade “reafirma o compromisso do IFG Câmpus Itumbiara com a qualidade do ensino, ofertando para a sociedade de Itumbiara e região cursos competitivos e com excelentes resultados”. O coordenador Marcos também parabenizou a comunidade acadêmica afirmando que com o “comprometimento e trabalho em equipe, conseguimos se sobressair e atingir índices de excelência”.

Na opinião do coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Bruno G. G. L. Zambolini Vicente, a nota recebida “simboliza a coroação de um trabalho de grande relevância que tem sido realizado desde a abertura do curso”, em 2015. Ainda na opinião do coordenador Bruno, trata-se de uma grande conquista uma vez  que neste primeiro ciclo avaliativo a Automação do Câmpus Itumbiara se equipara as de maior relevância na área “tais como UFU (MG), UNIFEI (MG), INATEL (MG),  UNESP (SP), UNIFESP (SP), UTFPR (PR),  IFSC/Luzerna (SC), UFSC/Florianópolis (SC)”. Em suas palavras o coordenador também agradeceu aos alunos e servidores que “converteram o nosso potencial em realidade” e afirmou que sem o apoio da equipe de profissionais “altamente compromissada nada disso seria possível”. O prof. Bruno ainda fez um agradecimento especial aos docentes que anteriormente ocuparam o cargo de coordenadores do curso da Automação, que foram os professores Cássio Xavier, Jucélio Costa e Victor Bernardeli.

Enade

Em 2019, o Enade foi realizado com estudantes que tinham a expectativa de concluir a graduação até julho de 2020 ou que tivessem cumprido 80% ou mais da carga horaria mínima do curso. Do Câmpus Itumbiara, 26 alunos participaram da prova da Engenharia Elétrica e quatro na prova de Engenharia de Controle e Automação. Quanto ao método avaliativo, os participantes responderam a uma prova, um Questionário do Estudante e um Questionário de Percepção sobre a Prova.

O Enade, que é aplicado há 14 anos, é um dos instrumentos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) “que permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil”. Para saber mais sobre os dados desse relatório do, acesse aqui.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.