mobfog

Turmas do Integrado Integral participam da XI Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 17h21 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 11h20

A atividade aconteceu no IFG Câmpus Itumbiara na tarde de ontem, 17

Os alunos do técnico integrado em Eletrotécnica e Química participaram ontem, 17/5, da XI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A competição foi realizada no IFG Câmpus Itumbiara, sob a supervisão do professor de Física, Thiago Machado Luz, e dela participaram 19 grupos. O objetivo de cada equipe era fazer com que o foguete atingisse a maior distância horizontal.

Para participar da mostra, cada grupo montou seu próprio foguete, a partir de uma garrafa PET, e construiu bases de lançamentos a partir de canos de PVC ou metal. Já o “combustível”, era uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, que ao reagir dentro da garrafa gerava uma pressão capaz de propulsionar o foguete para o alto. Os estudantes membros da equipe campeã foram: Egle Eduardo Pereira de Oliveira, Felipe Simão dos Santos, Filipy Gustavo Oliveira Matrangolo, Keldson Alves Lopes e Lucas Humberto Jesus de Lima. Eles conseguiram lançar o protótipo a uma distância de 135m.

O grupo vencedor da MOBFOG ocorrida no Câmpus terá agora a chance de participar da Jornada Nacional de Foguetes, que acontece anualmente, e reúne cerca de 100 equipes de diversos estados brasileiros. Saiba mais aqui.

Thiago Luz explicou que diversos conceitos físicos foram ensinados para que os alunos pudessem compreender os projetos aerodinâmicos dos foguetes, movimento de projéteis e Leis de Newton. O Estudante Enoch Vieira Sanchez relatou que apesar do foguete construído pelo grupo dele não ter atingido a maior distância, ele estava satisfeito com o desempenho equipamento e afirmou que atividades práticas como essa contribuem para que ele se interesse mais pela Física e tenha ainda mais respeito pelas ensinamentos do professor.

Veja outras fotos da competição.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara