Expedição

Câmpus Itumbiara participa do lançamento oficial da “I Expedição do Ribeirão Santa Maria”

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 13h00 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 11h49

Evento científico realizará um diagnóstico sobre o ribeirão que abastece o município de Itumbiara

Equipe do Câmpus Itumbiara juntamente com outros expedicionários do projeto

O diretor-geral do Câmpus Itumbiara, prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas, e servidores da Unidade, estiveram presentes ontem, 19, no lançamento oficial da “I Expedição Científica do Ribeirão Santa Maria – Ambientalista Adalberto Sousa e Silva”. O projeto conta com o apoio e parceria de várias empresas, entidades, conselhos, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e instituições de ensino e, entre elas, o Instituto Federal de Goiás.

O objetivo do projeto é “realizar um diagnóstico do ribeirão Santa Maria, e a partir dos resultados, oferecer aos gestores públicos as informações adequadas à criação e a implementação de políticas públicas, que garantam as necessárias ações ambientais para o abastecimento sustentável à população atual e às futuras gerações do município”. A organização da Expedição é do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara (Comdemai) e a coordenação geral é do conselheiro da Comdemai e gestor ambiental, José Márcio Margonari Borges.

De acordo com o coordenador geral, os organizadores pretendem envolver o maior número de pessoas na Expedição Científica visando à conscientização da população e propagação de informações e práticas que contribuam com a qualidade do meio ambiente da região. Por conta disso, frisou o coordenador, é importante envolver instituições de ensino no projeto para que elas possam elaborar estudos e também dar continuidade nessas ações pelas próximas gerações e a partir da Educação.

Do IFG, estão participando os docentes Dayanna Figueiredo (Biologia), Juliana Moraes (Química), Nelson Ney Dantas (Geografia), e ainda os técnico-administrativos Adilson Goulart (Química) e Brunna Santos (Comunicação). Os servidores do Instituto irão atuar na Expedição Científica coletando informações sobre a qualidade do solo (o que inclui fauna e flora), da água e questões relativas à economia solidária também.

Mais informações sobre a Expedição do Ribeirão Santa Maria poderão ser acompanhadas pelo perfil no Instagram: @expedicao.itb

Representante da Comdemai, Everton Mirando, diretor-geral do Câmpus Itumbiara, Marcos Antônio, e o coordenadora geral da Expedição, José Márcio Margonari

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.