Investimentos

Lula, Camilo Santana e Oneida descerram placa alusiva à pedra fundamental de dois novos câmpus do IFG

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 16h32 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 16h52

Presidente e comitiva participaram de solenidade de anúncio de investimentos em educação e inauguração do BRT de Goiânia

Durante a solenidade, faixa é exibida para agradecer o novo Câmpus Cavalcante

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última sexta-feira, dia 6, que quer, por meio da educação, dar igualdade de oportunidade para os jovens brasileiros disputarem vagas no ensino público superior, se tornarem profissionais diplomados e terem vida digna. Ele e três ministros participaram da solenidade de anúncio de mais investimentos em educação e de inauguração do primeiro trecho do BRT Norte-Sul de Goiânia.

Durante a solenidade, Lula, o ministro da educação, Camilo Santana, a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, e o governador em exercício, Daniel Vilela, descerraram as placas alusivas ao lançamento das pedras fundamentais de dois novos câmpus do IFG, que serão construídos nas cidades de Cavalcante e Quirinópolis. Também foi descerrada placa semelhante relativa ao futuro Câmpus Porangatu, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

O ministro Camilo Santana anunciou o montante de R$ 75 milhões para os três novos câmpus e também outros R$ 70 milhões para consolidação dos câmpus já existentes. Os recursos para os já existentes serão aplicados em novas construções, entre elas, dos restaurantes estudantis nas unidades que ainda não contam com este equipamento.

Segundo informou o ministro, serão R$ 820 milhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para e educação em Goiás. Além dos Institutos Federais, serão beneficiadas a Universidade Federal de Goiás (UFG) e unidades públicas de ensino médio e fundamental. “Estamos prevendo 79 novas creches e 18 escolas de tempo integral”, revelou.

Obsessão

O presidente Lula falou mais uma vez que sua “obsessão” pela educação é pelo fato de ele não ter um diploma de curso superior. “Eu sonhava em ter um diploma universitário e não consegui. Mas hoje eu digo: os filhos de vocês vão ter a oportunidade que eu não tive. Sou o presidente que mais construiu universidades neste país”, disse.

Lula falou também sobre outros investimentos do seu governo, como os do Plano Safra e os realizados em infraestrutura, mas coube ao ministro das Cidades, Jader Filho, apresentar os números relativos à mobilidade urbana. Segundo ele, o trecho do BRT inaugurado, de 17 Km, teve investimento do governo federal, por meio do FGTS, de R$ 140 milhões, num total de R$ 322 milhões. Faltam outros 22 Km para a obra ser concluída.

Durante a solenidade, Jader Filho assinou duas portarias: uma autorizando a destinação de recursos para a construção de cerca de 1200 casas nos municípios de Goiânia, Rio Verde e Aparecida de Goiânia; e outra autorizando investimentos de R$ 95,4 milhões do PAC Setor Privado, para a aquisição de 125 novos ônibus em Goiânia. Para o programa Minha Casa Minha Vida, o ministro anunciou que serão no total R$ 649 milhões, destinados à construção de 4119 unidades habitacionais.

Lula também falou em números e disse que nenhum outro presidente do Brasil fez tanto em tão pouco tempo. Ele citou o montante previsto para o novo PAC: “só de investimentos diretos serão R$ 12,5 bilhões”. Também citou o aumento real do salário mínimo, a ampliação dos recursos para a merenda escolar, a queda do desemprego e o bom desempenho da economia como fatores positivos do seu governo. “Dizem que a economia vai bem porque eu sou um cara de sorte. Acho que sou mesmo de sorte e, quando terminar meu mandato, quero olhar pra vocês e dizer: dever cumprido”.

A solenidade em Goiânia contou a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, além de outras autoridades e parlamentares federais e estaduais. Gestores, servidores e estudantes do IFG prestigiaram o evento.

Veja o álbum de fotos da solenidade: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=IFG.oficial&set=a.912452890921162

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.