Setembro Amarelo

Atividade entre IFG e Agentes de Saúde conscientiza estudantes sobre prevenção ao suicídio

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 11h09 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 16h52

Ao longo da semana todos os alunos do Câmpus Itumbiara serão orientados sobre os cuidados com a saúde mental

Servidores do Câmpus juntamente com a equipe de atendimento do posto de saúde do Bairro Brasília, que está funcionando temporariamente no IFG

Servidoras do Setor de Saúde e da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do Câmpus Itumbiara, juntamente com agentes da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF 06*), realizaram uma atividade alusiva à campanha Setembro Amarelo nesta segunda-feira, dia 09 de setembro.

O diálogo ocorreu com alunos dos cursos técnicos integrados e graduandos das engenharias, e ressaltou a importância da campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que alerta para a necessidade de buscar ajuda e ter uma atenção especial com a saúde mental de todas as pessoas, em especial os jovens. Isso se dá em razão de que, no Brasil, segundo dados fornecidos pelo site www.setembroamarelo.com ,  entre os “ jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal”. Ainda segundo o mesmo site, “entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos”.

Durante momento da atividade conduzido pela enfermeira e coordenadora do local do posto de saúde do Bairro Brasília, Arcelina Lima de Andrade, foi explicitado que é muito necessário ter esses momentos de diálogo com a comunidade sobre os efeitos dos pensamentos negativos na saúde mental e física e que, principalmente após a pandemia, aumentou consideravelmente o número de casos de depressão e ansiedade.

Arcelina afirmou ainda que não é motivo de vergonha buscar ajudar e compartilhar com alguém sobre momentos de angústia, medo, tristeza e etc. E mais que isso, é preciso também buscar informações e exemplos de pessoas que venceram momentos difíceis da vida. “Não devemos desistir de viver. Precisamos ter um olhar aberto para as belezas do mundo e para tudo aquilo que a vida ainda pode nos proporcionar. Hoje eu descobri o valor que tem a vida, e hoje eu percebo o quanto viver é belo. (...) Não deixe que ninguém diminua ou façam vocês desistirem dos sonhos de vocês. (…) Nós estamos aqui para ser um suporte e ajudar vocês a ser a melhor pessoa do mundo”, enfatizou a coordenadora Arselina.

No Câmpus Itumbiara a comunidade acadêmica pode buscar ajuda nestes setores:

Coordenação de Assistência Estudantil (CAE): (64) 2103-5633
Coord. de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD): (64) 2103-5634
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE):  (64) 2103-5606.

No IFG de Itumbiara, a servidora Ana Paula Martins realiza um trabalho de aconselhamento psicológico gratuito e prioritário aos estudantes, e encaminha os alunos ao tratamento quando necessário.

De acordo com a servidora Ana Paula é muito importante que o Câmpus Itumbiara realize atividades de acolhimento e integração visando à reflexão e bem-estar dos alunos. “Nós estamos atentos à saúde e ao momento pedagógico que os alunos enfrentam. Vocês estão sim sendo ouvidos e percebidos pela Instituição”, reforçou a psicóloga.

*Já no posto de saúde ESF 06, do Bairro Brasília, que está funcionando temporariamente no IFG, há atendimento psicológico gratuito para toda a população, toda segunda-feira, das 7h às 11h. O “postinho” fica localizado no mesmo prédio da academia e refeitório do IFG.

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.