Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Secitec 2024

Primeiro dia da Secitec do Câmpus Itumbiara tem exposições, competições de robótica, palestras com convidados externos e muito mais

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 11h33 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 11h07

Evento é gratuito, aberto à população em geral e segue até sexta-feira à noite, dia 25

Mesa redonda com o setor empresarial
Mesa redonda com o setor empresarial

 

 

O IFG Câmpus Itumbiara realizou ontem à noite, 23, a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec 2024) - maior evento da Unidade. A abertura contou com participações artísticas de música e dança e ainda com uma Mesa Redonda onde os convidados trataram do tema “Biomas Brasileiros: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”.

A Mesa Redonda foi composta pelo diretor de relações com investidores da Caramuru Alimentos, Marcos Thieme; pela presidente da Rede Solidária Berço das Águas, Maria Odília Rogado e pelo professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Robson de Souza Moraes. A mediação ficou sob a responsabilidade do docente do Câmpus, Fernando Viana. 

Durante sua fala, Robson de Souza destacou o elemento da disponibilidade hídrica e indicou possibilidades interpretativas dos dados alarmantes que foram apresentados. Segundo o palestrante, o Cerrado goiano tem um panorama de risco e a previsão negativa de até o ano de 2050 pode perder 50% da sua disponibilidade de água. O rio Turvo, em Parnaíba (GO), por exemplo, “já perdeu 20% do seu volume de água e pode, até 2050, perder 60%”, afirmou Robson. Outra informação que reforça esse indicativo de que a água no Cerrado está perdendo esse significativo volume de água é que entre 1985 e 2023, afirmou ele, já foi perdido 58% do volume de água, o que é considerado uma perda severa.

 

Acesse informações gerais sobre a Secitec como a programação e inscrições

 

Veja mais fotos no Instagram do Câmpus Itumbiara

 

Apresentações artísticas

Para a cerimônia de abertura também esteve no IFG de Itumbiara a Banda DUO SANKOFA, do Câmpus Inhumas. O Duo é formado pelos percussionistas Kemuel Kesley e Jheferson Vieira. Eles realizaram a apresentação intitulada “Estranhamentos”, que é uma montagem cênico musical criada sob a estética da música cênica para percussão, e com provocação sonora e visual através da condução poética do corpo, do som e da visualidade, com tema transversal do antirracismo.

Logo após a apresentação da Banda, brilharam no palco os estudantes do Câmpus Itumbiara, que dançaram três músicas relacionadas ao tema geral da Secitec. O grupo dançou de maneira dinâmica e animada, a partir da coreografia criada pela servidora Natali Oliveira. 

Banda DUO SANKOFA
Banda DUO SANKOFA

 

Mostra Científica

A Secitec teve início na manhã de quarta-feira, com a realização da 3ª Mostra Científica do IFG. Essa atividade envolveu estudantes de todas as turmas dos cursos técnicos integrados em Agroindústria, Eletrotécnica e Química. Nela os alunos desenvolveram trabalhos exclusivos para a Mostra em forma de maquetes, testes experimentais, simulações em computador e banner, tudo isso dentro das áreas de química, engenharia, biológicas e de humanas também.

Ao todo foram 18 trabalhos e o tema principal tendo como tema principal os biomas brasileiros, com destaque para plantas solos e rochas, alimentos, agrotóxico, irrigação, eletromagnetismo, bioplástico, geração de energia, pigmentação, entre outros. A  Mostra foi organizada por uma Comissão Científica que envolveu oito professores; e recebeu a visita dos alunos da escola Olintha de Oliveira Vale (de Araporã - MG).

 

Exposição de objetos antigos 

Também está acontecendo durante a Secitec 2024 a exposição “Cultura, História e Tecnologias” com cerca de 40 objetos antigos (entre conjuntos e/ou unidades). Os visitantes podem apreciar máquinas fotográficas, miniaturas de carros, equipamentos sonoros, kits de cobrança da época do Brasil Colônia, máquinas de escrever, palmatória, moedor, entre outros.

Há itens do século XVIII, XIX, XX e outros mais antigos. Um dos mais peculiares é o conjunto do imposto do quinto que era utilizado pelas casas de fundição da monarquia portuguesa no Brasil. Há também uma ponta de flecha do período Neolítico, encontrada no deserto do Saara, em torno do ano 3.000 a.C. E ainda um gramofone de 1904, uma prensa (de ferro e bronze) de encadernação do início do século XIX e um rádio de 1950. E um relógio “Omega ferradura” de 1946, que na época era usado somente por pessoas consideradas da elite.

A exposição é gratuita e estará aberta à visitação até sexta, dia 25/10. A visitação pode ser de manhã, tarde e noite (nos horários das atividades da Secitec). Os objetos estão expostos na entrada do auditório, e há monitores para explicar sobre os itens.

 

Exposição de origamis

Ao longo de toda a Secitec também acontece a exposição “Geometria e Origami”. Os trabalhos são diversos, muito coloridos e cheios de detalhes. Foram feitos animais, flores, objetos geométricos, personagens, veículos e muitas outras representações. Os origamis estão à mostra na Sala de Linguagens, no hall de entrada do Câmpus Itumbiara. A atividade foi proposta pela profa. Glauce Ribeiro, e conta com o trabalho de monitores e expositores das turmas dos cursos Técnico Integrado em Eletrotécnica e em Química.

 

Mesa redonda

Ainda na tarde de ontem, a Secitec promoveu uma mesa redonda para os estudantes das engenharias, e das turmas do 2º e 3º ano do Técnico Integrado. Na ocasião, representantes das empresas Araporã Bioenergia, Caramuru Alimentos, CANPACK e Louis Dreyfus Company dialogaram sobre as oportunidades de estágio, programas de trainee e vagas de trabalhos nas indústrias da cidade.

 

Competição de Robótica

Ontem também ocorreu a Competição de Robótica, que envolveu 05 equipes (somente com alunos do IFG) mais 01 mista (com estudantes do IFG e Colégio Gabarito). Na competição, as equipes programaram carrinhos robôs (construídos com peças de Arduino ou Lego) para percorrer toda a pista, no menor tempo e na melhor de três tentativas.

Os alunos participantes são das turmas do Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Química, 7º ano do Ensino Fundamental e Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. O IFG disponibilizou a eles os kits de robótica Lego e kit de robótica Arduino.

Para esse tipo de competição, os alunos desenvolveram ao longo de duas semanas a montagem e programação dos robôs onde a programação era a parte principal do projeto, pois em teoria eles tinham o mesmo hardware, explicou o prof. Josemar, organizador do torneio.

A equipe vencedora da Competição será conhecida na sexta-feira à noite, durante a cerimônia de premiação.

 

Exposição de objetos antigos
Exposição de objetos antigos

 

Competição de robótica
Competição de robótica




Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página