SELEÇÃO

Abertas as inscrições para os vestibulares do IFG

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 10h42 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 08h54

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de seu Centro de Seleção, abriu nesta segunda-feira, 9, as inscrições para dois de seus processos seletivos: o Vestibular Enem e o Vestibular IFG. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção (Estude no IFG). Para o Vestibular Enem, as inscrições podem ser feitas até 18 de novembro e, para o Vestibular IFG, até 27 de outubro.

Ao todo são 1444 vagas, sendo 1161 no Vestibular Enem e 283 na seleção própria do IFG. Elas estão distribuídas entre os câmpus do IFG e os diversos cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia) ofertados pela Instituição. A distribuição de vagas e cursos está detalhada no item 5 de cada um dos editais.

A seleção dos candidatos pelo Vestibular Enem será feita utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano de 2013 a 2019, segundo escolha dos candidatos. Já pelo Vestibular IFG haverá prova objetiva e de redação, marcadas para o dia 17 de novembro.

Nos dois vestibulares haverá teste específico de habilidade em Música, apenas para os candidatos a uma das vagas do curso superior de Licenciatura em Música, ofertado no Câmpus Goiânia. No Vestibular IFG, as vagas para o curso de Pedagogia Bilíngue, oferecido no Câmpus Aparecida de Goiânia, são exclusivas para candidatos surdos.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do Centro de Seleção, ir para o link Vestibular, escolher em que vestibular quer concorrer e preencher o Requerimento de Inscrição, conforme as instruções, e o Questionário Socioeconômico. Na inscrição, o candidato deverá optar por participar do Processo Seletivo pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas. O IFG reserva 50% das vagas ofertadas para alunos oriundos de escola pública.

No caso do Vestibular Enem, ao preencher o Requerimento de Inscrição, o candidato deverá informar qual ano do Enem ele vai utilizar para pontuar. Ele não poderá informar CPF de terceiro, porque é pelo CPF que será realizada a consulta ao banco de dados do Ministério da Educação para validação e conhecimento das notas do Enem. Se o candidato não informar seu próprio CPF ou caso os dados informados não constarem na base de dados de participantes do ENEM em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, ele estará automaticamente eliminado.

As vagas dos cursos de graduação oferecidos pelo IFG no primeiro semestre de 2020 serão preenchidas por até três processos seletivos: Vestibular Enem 2020/1 e Vestibular IFG 2020/1, regidos pelos editais divulgados nesta segunda-feira, e SiSU 2020/1, a ser divulgado futuramente.

Confira o edital do Vestibular Enem 2020/1.

Faça sua inscrição.

Confira o edital do Vestibular IFG 2020/1.

Faça sua inscrição.

Tire suas dívidas assistindo aos vídeos sobre os processos seletivos do IFG.

Saiba mais sobre os cursos ofertados.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.