Reditec 2024

Interiorização da Rede Federal é parte de um projeto de nação

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 12h23 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 16h19

Reflexões, homenagens e arte marcaram a abertura da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), na noite desta segunda-feira, 21, no Centro de Convenções DiRoma, na cidade de Caldas Novas. Com o tema “Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”, o evento reúne mais de mil pessoas de todos os estados do Brasil.

O secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, representando o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a Rede Federal é “essencial para a formação humana e para o desenvolvimento regional”. Segundo ele, o governo federal tem sinergia na busca de uma educação profissional e tecnológica fortalecida e é preciso falar da interiorização e seus desafios para promover educação de qualidade e inclusiva.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), professor Elias Monteiro, ressaltou que a Rede Federal tem contribuído para levar ao interior conhecimento e inovação. Segundo ele, as instituições da Rede promovem mudanças sociais profundas, porque não são apenas um conjunto de instituições, mas um projeto de nação.

O Conif é a entidade promotora da Reditec e, nesta edição, teve a parceria do Instituto Federal de Goiás (IFG) para a realização do evento. Como anfitriã, a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, agradeceu o Conif e declarou a abertura oficial dos trabalhos. Ela destacou a Reditec como espaço privilegiado para o diálogo, a troca de experiências e o encaminhamento de propostas para a superação dos desafios apresentados.

Oneida defendeu a interiorização da Rede Federal, ressaltando o objetivo de construir um país mais justo e mais desenvolvido. “A Rede tem sido um pilar fundamental para levar educação de qualidade às regiões mais distantes, concretizando o sonho de promover uma educação pública, gratuita, inclusiva e de excelência”, afirmou.

Participou da mesa diretiva da abertura da Reditec 2024 o secretário de Ciência, Tecnologia e Inoação do Estado de Goiás, José Frederico, que representou o governador Ronaldo Caiado. Ele ressaltou as parcerias da secretaria com as instituições da Rede no estado e elogiou a escolha do tema da Reditec 2024. “É muito interessante a discussão da interiorização, e eu posso afirmar que um dos meus papéis é reforçar a educação profissional e tecnológica em Goiás”.

Também participou da mesa diretiva a vice-presidente da Andifes, professora Roselma Luchesi, o vice-presidente do Conselho das Escolas Técnicas ligadas às universidades, Marcelo Freitas da Silva e o deputado federal, Rubens Otoni.

A solenidade foi aberta com uma apresentação da Quasar Cia de Dança. Há 36 anos, a companhia goiana surpreende com sua técnica e seus movimentos, numa estética arrojada. Para os participantes da Reditec 2024, o espetáculo escolhido foi “Carinhosamente juntos”, no qual bailarinos interagem com pessoas com necessidades específicas. “Um carinhoso encontro entre pessoas e suas singularidades”, definem.

O encerramento foi marcado pelas homenagens a dirigentes da Rede Federal, com a entrega da Comenda Luiz Inácio Lula da Silva.

A cerimônia foi transmitida pelo canal EaD IFG, no YouTube. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=qWtb6KRthC8

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.