REDITEC 2024

Conferência sobre Economia Solidária encerra terceiro dia da Reditec

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 19h41 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 19h51

Economia Popular e Solidária: ações em rede para consolidação das Políticas Públicas e o fortalecimento da qualificação profissional e social de trabalhadores e trabalhadoras foi a conferência que encerrou a terceira noite da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Mediada pelo diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás do IFG, professor Sandro Ramos de Lima, a conferência reuniu o pró-reitor de Extensão do IFAl, Gilberto da Cruz Gouveia Neto; a Analista técnica em Políticas Sociais da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária, Adriana Micheletto Brandão e a Pró-reitora de Extensão do IFBA, Nivea de Santana Cerqueira.

Adriana Micheletto Brandão expôs o papel da Secretaria que representa. A analista técnica explicou a forma como vem se desenvolvendo esta política desde o início dos anos 2000, com um hiato a partir de 2006 e a retomada e fortalecimento da Economia Solidária no âmbito do Governo Federal a partir de 2023. Ela destacou os três principais eixos de atuação da pasta, a partir da dimensão de formação na Política, especialmente com os programas Manuel Querino e o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), além da Economia Solidária Digital.

Da esquerda para a direita: Adriana Micheletto Brandão, Sandro Ramos de Lima, Nivea de Santana Cerqueira e Gilberto da Cruz Gouveia Neto

O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional orientou a fala da professora Nivea de Santana Cerqueira, pró-reitora de Extensão do Instituto Federal da Bahia. “O Manuel Querino surgiu de debate a partir de nossa atuação no IFBA, aliado à Rede IF Ecosol. Por meio dele, formamos centenas de trabalhadoras e trabalhadores nas cinco regiões do país”, celebrou. Ela apontou alguns elementos como fundamentais no sucesso do Programa Manuel Querino.

“A presença das cirandas para que mulheres trabalhadoras pudessem participar das formações fortaleceu a rede produzida no âmbito do programa. Sem precisar se preocupar imediatamente com o trabalho do cuidado, o aproveitamento dessas mulheres foi mais consistente”, explicou. Além das cirandas, o programa Manuel Querino que foi coordenado pelo IFBA nas regiões Norte e Nordeste e pelo IFSP, nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste se pautou pela construção coletiva das políticas públicas, tematizando o tempo comunidade, com feiras, visitas técnicas entre outras alternativas não-convencionais, inclusive com foco na pedagogia da Alternância.

Por fim, o professor Gilverto da Cruz Gouveia Neto, pró-reitor de Extensão do IFAL, explicou o debates recentes no Fórum de Extensão (Forproext) do Conif, relacionados às questões da Economia Popular e Solidaria.

O Conif é a entidade promotora da Reditec e, nesta edição, teve a parceria do Instituto Federal de Goiás (IFG) para a realização do evento. Com o tema “Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”, o evento reúne mais de mil pessoas de todos os estados do Brasil, no Centro de Convenções Di Roma, na cidade de Caldas Novas – Goiás.

Assista a Conferência: https://www.youtube.com/watch?v=OA12AzUfl2o

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí