extensão

Câmpus Luziânia oferta curso on-line sobre a história da África para toda a comunidade

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 12h23 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 08h58

Interessados podem se inscrever de 26 de março a 2 de abril

Estão abertas as inscrições para o minicurso História da África, que será ofertado on-line, nas terças e quintas-feiras, às 19h. Podem se inscrever professores e alunos do ensino médio até o dia 2 de abril. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet: https://forms.gle/1APPWPEWyDuAHfoK7

São ofertadas 50 vagas, tanto para alunos e servidores do IFG quanto para a comunidade externa. A seleção se dará por ordem de inscrição. As aulas terão início no dia 8 de abril, às 19h, com a professora Ana Paula Oliveira Lima. Ana Paula é licenciada em História (IFG); mestranda em História (UnB); e integrante do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Africanidades (NEGRA/IFG Câmpus Goiânia); do GT História da África e Africanidades ANPUH Goiás; do GT Emancipações e Pós-abolição e da Rede de Historiadoras e Historiadores Negros.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Paula de Almeida, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana mostram que é papel da escola estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças de grupos e minorias. “Não existe formação de valores se conhecemos apenas um lado da história da humanidade. Com este minicurso, aprenderemos sobre o magnífico continente africano e como ele produz conhecimento, cultura e muda e remodela o mundo em que vivemos. Concordando com Amâncio (2008), quando a escola começar a tratar cientificamente a história africana e afro-brasileira, a educação nacional será verdadeiramente diversa!”, concluiu a professora Paula.

Matrículas

As matrículas serão realizadas de 3 a 8 de abril, na sala da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, das 7h às 13h. A documentação exigida no edital é necessária apenas para a comunidade externa; alunos e servidores do IFG estão dispensados de apresentar. Os documentos exigidos são: ficha de matrícula, carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço com CEP.

Acesse aqui a chamada pública completa.

Acompanhe a seleção: www.ifg.edu.br/luziania/campus/extensao/editais

Serviço:

Minicurso: História da África

Inscrição gratuita: https://forms.gle/1APPWPEWyDuAHfoK7

Público-alvo: docentes e estudantes do ensino médio do IFG e da comunidade externa

50 vagas

Seleção: por ordem de inscrição

Curso: início em 8 de abril

Aulas on-line, terças e quintas, às 19h

Carga horária: 30 horas

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.