extensão

Programa Mulheres Mil capacita e certifica mais de 60 mulheres em curso de panificação e confeitaria

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 12h23 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 09h50

A cerimônia de certificação aconteceu nesta terça-feira, 13 de agosto

Alunas do Mulheres Mil em cerimônia de certificação

O Câmpus Luziânia foi palco de muita emoção nesta semana. O Instituto Federal de Goiás (IFG) certificou 67 mulheres de Luziânia e região no curso de extensão de Padeira, pelo Programa Mulheres Mil. Realizada na última terça-feira, 13 de agosto, no auditório do câmpus, as alunas concluintes puderam celebrar com amigos e familiares o sonhado certificado da formação em panificação e confeitaria.

Voltado para mulheres que se encontram em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e/ ou moral, o curso de Padeira beneficiou nestas duas primeiras turmas, 75 mulheres, com 8 desistências. Realizado de março a julho de 2024, o curso ofertou às alunas, além das aulas práticas de panificação e confeitaria, conhecimentos sobre cidadania, matemática, português, informática, empreendedorismo e outros.

Certificação

Na noite da última terça-feira, 13 de agosto, as “mulheres mil” – como elas mesmas se denominam – participaram da cerimônia de certificação do curso de Padeira. Em seu discurso de abertura, o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, parabenizou as concluintes e relatou a sua alegria em poder retomar essas atividades no câmpus. “Depois de um período difícil, com pandemia e sem recursos, hoje podemos retomar essas ações e que se tornem constantes no Câmpus Luziânia. Parabéns a cada uma por essa conquista”.

As oradoras das turmas, Márcia Grasiele de Oliveira e Hilda Maria Barcellos, falaram das transformações causadas em suas vidas. “Hoje, somos mulheres mais fortes, mais empoderadas, mais confiantes e vimos que podemos ir onde quisermos com os nossos sonhos. Agradecemos ao IFG e a todos que colaboraram com a nossa vivência”, afirmou Márcia. “Tivemos grandes aprendizados no curso. Vocês nos deram apoio e trabalharam de acordo com as habilidades de cada uma. Quantas coisas boas aprendemos. O curso veio para fortalecer nossos conhecimentos e somar em sabedoria. Que não fique só neste, queremos mais! (risos)”, disse Hilda.

A Coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil no IFG, professora Kaithy das Chagas Oliveira, agradeceu às concluintes por abraçarem e confiarem no programa, e falou do papel do IFG por meio dos trabalhos de extensão. “Agradecemos por nos permitirem aprender com vocês. O espaço que vocês abraçaram é seus, que vocês permaneçam neste espaço. O IFG é uma escola pública, gratuita, laica, de qualidade; é uma política pública que permanece e que está aberto para toda a comunidade. E o Programa Mulheres Mil tem muito desse sentido, de podermos estabelecer uma série de redes de sociabilidade, de modo que a educação pública, que é um direito constitucional, o direito à educação, ele seja possível de chegar nas pessoas que muitas vezes acham que não têm esse direito”, afirmou professora Kaithy.

Em seu discurso de encerramento, a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, parabenizou as concluintes e destacou o poder de transformação que, agora, elas têm na sua família e comunidade. “Vocês são a razão pela qual esse programa continua a prosperar. A força, a criatividade de vocês e a determinação são admiradas. E, à medida que vocês avançam em suas carreiras e em suas vidas, lembrem-se de que a verdadeira medida do sucesso não está apenas em ganhar a vida, mas em causar impacto, pois ao levar o que aprenderam aqui para as suas comunidades, famílias, negócios, vocês estão buscando também o seu próprio poder de transformação. Parabéns a todas vocês por essa conquista notável e que este certificado seja apenas o primeiro de montes em suas trajetórias gigantes”, concluiu a reitora.

Reitora do IFG, professora Oneida, em seu discurso para as alunas durante a certificação

Participaram da cerimônia também o Pró-reitor de Extensão, professor William Batista dos Santos; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, Simone Paixão; a coordenadora do Programa Mulheres Mil no Câmpus Luziânia, Tânia Mara Vieira Sampaio; a Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFG, Sandra Abadia Ferreira; a diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas da Pró-Reitoria de Extensão, Marluce Silva Sousa; a gerente de Administração do Câmpus Luziânia, Ione Velame; e a equipe de coordenação e professores do curso.

O evento contou ainda com apresentação de voz e violão feita pelos servidores Lindiana Mendes e Marcos William. Ao final, foi servido um coquetel feito pelas próprias alunas do curso, com bolos confeitados, bolos caseiros, salgados, pães e pizzas.

Clique aqui para ver todas as fotos.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.