IV Dia do Cerrado

Câmpus promove atividades em comemoração ao Dia do Cerrado

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 13h41 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h50

Foram realizadas apresentações musicais e culturais, palestras, oficinas, cine-debate, mesas-redondas e exposições

Oficina explora os sabores típicos do cerrado

Dia 11 de setembro é o Dia do Cerrado. E com o intuito de tratar e alertar sobre a importância do bioma presente em praticamente todo o estado de Goiás, o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou o IV Dia Nacional do Cerrado. As apresentações musicais e culturais, palestras, oficinas, cine-debate, mesas-redondas e exposições aconteceram no Câmpus, na sexta-feira, 13, e na Praça Criativa, no centro de Senador Canedo, no sábado, 14.

Anna Caroliny, do primeiro ano do técnico de Automação Industrial, participou das oficinas “Literatura Goiana” e “Horta vertical”. Para ela, mais do que reforçar a necessidade de cuidar do meio ambiente, especialmente do cerrado, o IV Dia Nacional do Cerrado, aproximou-a da cultura local. “Muitas vezes nós ficamos focados em autores estrangeiros e vai deixando de lado a produção do nosso estado. Hoje eu pude conhecer autores goianos que escrevem sobre o cerrado, sobre a cultura sertaneja. Foi muito bom!”, disse.

Cícero Gustavo, do técnico em Refrigeração e Climatização, atuou como monitor e participou de outras duas atividades: a palestra “Usinas hidrelétricas de Furnas e monitoramento da água” e a oficina “Hortas vertical”. Para ele, eventos como o Dia Nacional do Cerrado contribuem para a sensibilização das pessoas em relação à preservação ambiental. “É uma forma de conscientizar o cidadão, para que ele preserve a natureza, que é o ambiente em que ele vive”, destacou, acrescentando que, independente de qualquer coisa, “é preciso preservar a fauna e a flora e ter uma vida mais sustentável”.

Segundo a Diretora-Geral do Câmpus Senador Canedo, Maria Betânia Gondim da Costa, é possível articular produção e preservação. “É nisso que acreditamos”, ressaltou. Ela disse também que é papel da escola atuar na conscientização das pessoas e ações como o Dia Nacional do Cerrado atuam nesse sentido; “Nós estamos em uma região de cerrado e a escola tem papel fundamental na conscientização, porque nós, aqui, somos e estamos formando multiplicadores”, explicou.

O organizador do evento, o técnico-administrativo Rodrigo Dutra, salientou que esta é a segunda edição que acontece no Câmpus Senador Canedo e que as duas primeiras aconteceram no Câmpus Águas Lindas. Ele sublinhou que quando o IFG trata e alerta sobre a importância do cerrado, ele está cumprindo seu papel social. “É o bioma no qual está inserido o IFG”, contou. Para Rodrigo, o Dia do Cerrado é a primeira coisa a ser feita, mas não a única. “É preciso desenvolver também ações no ensino, na pesquisa e na extensão voltadas para o cerrado”, defendeu.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.