Educação

Estudantes do Câmpus Valparaíso participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 21h21 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 18h31

Cerca de 80% dos alunos dos cursos técnicos integrados (período integral) envolveram-se na iniciativa

Nesta sexta-feira,19, alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (período integral) do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram da 20º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição é realizada em uma única etapa em todo o Brasil, sendo o exame aplicado em escolas públicas e privadas que se inscreveram para a atividade. A prova é dissertativa e dividida em dez questões, setes de Astronomia e três de Astronáutica. Para incentivar os estudantes, professores do Câmpus criaram aulas específicas com o conteúdo cobrado nesta olimpíada, para serem estudadas por meio da plataforma Moodle do IFG.

“É um despertar para a Astronomia"

O professor de física e organizador da olimpíada no Câmpus Jean Carlo explica que o estudo da Astronomia e da Astronáutica pode ter diversas aplicações, como ajudar na orientação espacial. O professor de Robótica Ariel Caleb (também na coordenação da OBA no Câmpus) conta sobre o objetivo de poder estar nesta competição: “É um despertar para a Astronomia. É mais uma questão de curiosidade, para poder estudar as estrelas, os planetas...”.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), podendo participar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas privadas ou públicas. Para mais informações, a página eletrônica desta ação é: www.oba.org.br

Além da OBA, os estudantes do Câmpus Valparaíso já participaram este ano da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Física (1º fase: 11 de maio); e irão ainda realizar provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( 1º etapa: 06 de junho) e da Olimpíada Brasileira de Robótica ( 1º fase: 02 de junho).

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso