Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Covid-19

Confira as ações do Câmpus Anápolis no combate à Covid-19

Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 14h04 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 05h35
Consciente de sua responsabilidade social, o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da sua reitoria e dos 14 câmpus, bem como de parcerias, tem desenvolvido uma série de ações de combate à epidemia da COVID-19 causada pelo coronavírus. O Câmpus Anápolis, integrado a essa campanha, tem um leque de ações, algumas já iniciadas, outras em fase de programação. Conheça essas ações no quadro abaixo:
 
 
  Ação Status Coordenação Equipe Descrição Atualização 03/08
1 Produção de Álcool em Gel e/ou Álcool 70% Iniciada Vanessa Carneiro; Luciane Dias, Rejane Dias, Flávio Olimpo Cleiber Henrique; Gabriel Mello; Armando José; Ronildo Pereira; Amanda Araújo; Gabrielle Lisboa; Andressa Gabrielly; Kelly Estephany; Mateus Silva; Andressa Neves; Emanoel Augusto;  Raphael Gomes  Produção de álcool em gel e/ou álcool 70%, a partir de componentes alternativos aos utilizados normalmente, para serem doados às secretarias municipais de saúde, conforme orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. A ação será coordenada por uma equipe de docentes da área de Química do câmpus e usará as embalagens doadas pela CDL Anápolis. A CDL Anápolis doou 2 mil frascos para álcool. As adquiridas pelo IFG e os insumos chegaram ao câmpus no início de julho. Como entraríamos de férias, as professoras fizeram uma reunião com os estudantes participantes, passaram leituras e tivemos em 05/08 uma reunião para o início dos trabalhos ainda essa semana.
2 Produção de Kit Saneante Iniciada Produção de kits com sabonete líquido, água sanitária e desinfetante, que serão produzidos nos laboratórios de química do câmpus, para serem doados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A Ledal Química de Goiânia doou parte dos frascos que serão usados nos kits. A ação será realizada de forma conjunta com a produção de álcool, pela mesma equipe de professores e estudantes.
3 Produção de Face Shield para profissionais de Saúde Fase Final Thiago Eduardo Elza Gabriela Fabricação de máscaras face shield por meio de impressora 3D. Em Anápolis mediamos o contato com o Rotary Club para uma doação de 50 mil reais para a produção dos escudos faciais. A doação foi direcionada para a produção que está sendo feita no CiteLab do IFG, em parceria com a UFG. As máscaras prontas, cerca de 2500 unidades, serão destinadas às unidades de saúde das cidades de atuação do Rotary como Anápolis, Goiânia, e Araguarina-TO. Foram entregues 500 máscaras dessa produção ao Hospital das Clínicas em Goiânia, parceria entre IFG/UFG/Rotary Club. Solicitamos a entrega de 1000 protetores para Anápolis, parte deles ficarão para o câmpus para os servidores que estão envolvidos nos projetos de combate à pandemia e no atendimento ao público.
4 Produção de máscaras de tecido reutilizáveis Em andamento Elza Gabriela; Bárbara Delourdes; Jacques Elias; Amilton Moreira  Ana Maria Alves; Rosimeiry Alves; Alcedina Jose; Maria Dairce; Divina Lucia; Ana Amélia; Divina de Sousa;  Cássia Inácia; Ilda Maria; Suely Ribeiro Produção de máscaras de tecido reutilizáveis, para serem distribuídas à população. A ação será realizada em parceria com o Câmpus Aparecida de Goiânia, com professoras e alunas do curso de Modelagem e fornecerá máscaras reutilizáveis para essas comunidades e de outros câmpus. Os insumos foram adquiridos pelo IFG e os cortes e a distribuição dos materiais é coordenada pelo Câmpus Aparecida de Goiânia. Enquanto o material do IFG não chegava, por uma doação de tecidos da loja Ostra Brasil em Anápolis e da disponibilidade de uma aluna do câmpus, foram produzidas mais de 80 máscaras, doadas aos alunos em situação de vulnerabilidade social juntamente com a cesta básica. Para o projeto do IFG foram selecionadas 10 costureiras (2 alunas) e já produzidas 4864 máscaras dos modelos anatômico e 3D que serão doados a toda a comunidade do IFG e comunidade externa.
5 Triagem de casos suspeitos Não iniciada Alessandro Rodrigues Luiz Loja; Matheus Evangelista O Câmpus Anápolis tem estudado o apoio a um projeto proposto por um estudante do curso de bacharelado em Ciência da Computação que visa auxiliar na triagem de casos suspeitos, o encaminhamento às unidades de saúde, e a possível rede de contato dos casos suspeitos para reforçar as orientações sobre o isolamento. Repensamos o formato da plataforma para disponibilização de produtos e serviços no período de isolamento social. Apresentamos um projeto conjunto com o Câmpus Cidade de Goiás de Feira Virtual para o Edital do CONIF, mas o projeto não foi aprovado.
6 Rede de oferta de produtos e serviços Em andamento Laisla Vieira; Elza Gabriela Gustavo Assis; Adryan Castro; Douglas Máximo; Gustavo Henrique; Juliana Porttela; Pablo Henrique; Paulo Henrique; Wanessa Ferreira; Geraldo Souza; Yara Soares; Priscilla Rasteiro; Samara Andrade e Luciana Macedo Durante o período de afastamento social, muitos pequenos comerciantes, empresários, produtores e profissionais da cultura estão sem condições de oferecerem seus produtos e, consequentemente, estão sem renda para a manutenção de seus negócios e sustento de suas famílias. A proposta é criar uma rede de divulgação de produtos e serviços que possam ser oferecidos sem riscos para os profissionais e para a população. A CDL Anápolis disponibilizou seu aplicativo local para o apoio a essa ação do IFG. Perfil no Instagram criado em 24/04 para divulgações e uma página no Facebook. Tem hoje 1.700 seguidores no Instagram. Foi aprovado no Edital de Extensão do Câmpus e iniciará o pagamento de bolsas aos estudantes e colaboradores externos da equipe. Em 3 meses de atividade atendeu 215 empresários de Anápolis, 11 de outras cidades, e aqueles que possuem CNPJ são divulgados também no aplicativo CDL Mais Você. Realização de lives com profissionais de dicas para empresas e informações de saúde abertas para a comunidade.
7 Acolhimento e saúde mental de servidores e alunos do IFG Suspensa Marcos Carvalho Bárbara Delourdes Disponibilização de um canal (email, whatsapp, etc) que recebe as demandas da comunidade e encaminha para um acolhimento virtual com os profissionais (psicólogos, assistentes sociais) da instituição. A ação teve início em maio. O acolhimento aconteceu de forma coletiva com as turmas dos cursos regulares, por turma ou curso, e também de forma individual, com agendamento pelo email instituicional dos servidores, psicólogos do câmpus. Mais de 250 alunos já receberam algum tipo de acolhimento. Os atendimentos serão retomados com o retorno do calendário.
8 Carro de som no combate à pandemia Suspensa CCS Aldemiro Neves; Carlos Roberto Carro oficial, equipado como som, orienta a população sobre as formas de se proteger contra o novo coronavírus (COVID-19). O veículo circula pelos bairros e transmite seis diferentes mensagens, que alertam sobre a higiene das pessoas e dos ambientes, formas de transmissão do vírus, sintomas da doença (COVID-19) e como se comportar caso tenha que sair de casa, além de lembrar a importância da lavagem correta das mãos, de se evitar contato delas com olhos, boca e nariz. O carro de som circulou por um mês pela cidade com mensagens que atualizem as informações sobre a prevenção e os cuidados necessários. Foi realizada nova gravação que circulou até dia 20 de julho. No momento a ação está suspensa e estudaremos sua continuidade nesse 2o. semestre.
9 Formas de prevenção divulgadas nas mídias sociais Em andamento CCS Edmar Cotrim; Priscylla Dietz; Thayrine Fonseca A Coordenação de Comunicação Social (CCS) tem mantido informada a comunidade acadêmica, por meio da divulgação de peças criadas pela Diretoria de Comunicação da instituição, sobre cuidados de higiene e comportamento para evitar o contágio pelo vírus, além de informações do IFG e de outras instituições de educação e pesquisa sobre o assunto. A CCS continua o trabalho de produção e divulgação das peças, além do atendimento e esclarecimento da comunidade acadêmica que faz contato por meio dos canais de comunicação e das redes sociais do câmpus.
10 Vídeos em Linguagem de Sinais Em andamento Thaysa Romanhol (Câmpus Inhumas) Newton Nogueira Produção de Vídeos em Linguagem de Sinais, em parceria com servidores do Câmpus Inhumas, para levar informações à comunidade de surdos sobre as formas de prevenção ao coronavírus, sobre o auxílio emergencial liberado pelo Governo em razão da pandemia e outras informações importantes para a comunidade surda. O projeto foi inscrito no Edital do CONIF para ações de combate ao coronavírus na Rede Federal. Ao conhecer o projeto, a PROPPG manifestou o interesse em executá-lo com recursos próprios da instituição. O projeto foi adaptado e será reproduzido em todos os câmpus para comunidade surda interna e externa, por profissionais intérpretes de Libras.
11 Campanha Juntos em Casa Suspensa CCS Edmar Cotrim; Priscylla Dietz; Thayrine Fonseca A campanha Juntos em Casa está circulando nas redes sociais do IFG Anápolis e conta com a colaboração da CCS e a participação de servidores da unidade, que se mobilizaram para trazer mensagens de solidariedade e esperança a toda a comunidade durante este período. Foram feitas lives com servidores do câmpus e professores de diversas áreas com informações sobre o câmpus e análises sobre a pandemia. Com a participação do Comitê Local Operativo de Emergência Covid-19, o projeto das lives aconteceu semanalmente com a participação de um convidado, professores e técnicos do câmpus entrevistados pelo redator Edmar Cotrim, tratando de algum assunto relacionado à pandemia e seus impactos. As lives estão suspensas e serão reavaliadas com a retomada do calendário acadêmico.
12 Produção de álcool a partir de bebidas apreendidas pela Receita Federal Fase Final Elza Gabriela  Rose Chagas; Jacques Elias Produção de álcool 70% a partir da destilação de bebidas alcoólicas apreendidas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Anápolis. Essa ação foi realizada com a parceria da Bio Instituto Cosméticos que recebeu quase 7.000 garrafas de vodka, destilou as bebidas e produziu 4.000 frascos de álcool em gel. A produção e as garrafas vazias foram entregues ao IFG. 200 unidades do álcool foram entregues pelo IFG à Receita Federal no dia 15 de junho. A parceria foi constituida formalmente com a Bio Instinto por meio de Termo de Cooperação. Os frascos de álcool estão no câmpus e foram entregues 65 unidades com as cestas básicas a estudantes. Foram doadas 228 frascos ao Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis. O álcool em gel será doado para famílias em situação de vulnerabilidade social por meio das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social.
13 Distribuição de Cestas Básicas a estudantes em vulnerabilidade social Em andamento Jacques Elias Marcos Carvalho, Linidelly Mendes Os servidores/as do Câmpus Anápolis se mobilizaram para doação de cestas básicas às famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Foram arrecadadas 169 cestas e os alunos foram selecionados por meio da análise da Assistente Social do Câmpus e por encaminhamentos da CAPD e de Coordenadores de Cursos. As cestas foram entregues no câmpus aos estudantes que podiam buscar e também na residência do aluno pelo motorista no carro institucional. Foram entregues 82 cestas em junho e 75 em julho, falta entregar 10 cestas. Estamos avaliando a possibilidade de continuação das arrecadações.
          Central de Atendimento Telefônico / Whatsapp 1 - CORAE ; 2 - DAA ; 3 - GEPEX ; 4 - GA e 5 - DG
          Coordenação de Assistência Estudantil Edital Conectividade: até 06/08 136 inscritos (64 conectividade e 72 permanência); Edital 2020: 335 inscritos (Avaliação socioeconômica e resultados mar/abr). Auxílio emergencial: 20 estudantes.
Criação de whatsapp para melhor diálogo e acompanhamento (135 estudantes atendidos).
Contato com estudantes que não buscaram o auxílio estudantil (em média 32 estudantes por mês) alguns são do grupo de risco.
Atualização de dados bancários no SUAP; Divulgação da liberação de auxílios; Divulgação dos Editais Conectividade; Agendamento para inscrições presenciais: Estudantes que não tem acesso a internet ou tiveram dificuldade para realizar a inscrição - Editais de Conectividade (14 agendamentos até agora).
          Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente Entrega de kit de livros didáticos e recolhimento do termo de responsabilidade, atendimento a estudantes e familiares.
          Coordenação de Tecnologia da Informação Levantamento dos equipamentos do câmpus para empréstimo, recebimento e testagem da doação da Receita Federal do Brasil. 106 computadores doados, 41 parados. Temos 147 computadores para disponibilização por empréstimos aos estudantes selecionados pelo Edital Conectividade.
          Gerência de Administração Recebimento de 2 veículos da Receita Federal, que estão em revisão e processo de transferência da documentação. Plano de trabalho para obras com recursos de 2 emendas parlamentares conseguidas para o câmpus.
          Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Chamada Pública PNAES, levantamento da demanda, definição do número de cestas, divulgação da chamada pública.
          Apoio aos Trabalhadores da Cultura de Anápolis Edital Inspirarte; 20 cestas básicas da FATEG/OVG buscadas em Goiânia em 05/08 para entrega a profissionais da cultura da cidade em situação de vulnerabilidade social. Estamos estudando o apoio com espaço para gravação de lives, suporte à Secretaria de Cultura com o mapeamento cultural para aplicação da Lei Aldir Blanc.
 
 
 
Fim do conteúdo da página