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Pós-graduação

Primeira turma da Especialização EaD em Docência em EPT apresenta trabalhos de conclusão

Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2020, 09h34 | Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2020, 10h05

 No polo Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, 20 alunos estão concluindo o curso

Imagem de defesa da aluna Valquíria Vicente da Cunha Barbosa, orientanda da professora Joana Cristina Neves Menezes de Faria
Imagem de defesa da aluna Valquíria Vicente da Cunha Barbosa, orientanda da professora Joana Cristina Neves Menezes de Faria

Os alunos da primeira turma do curso de especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Goiás (IFG) estão em fase de apresentação dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Dos concluintes, 20 são do polo Câmpus Aparecida de Goiânia. Além de ser o primeiro curso lato sensu a distância da Instituição, o pioneirismo do curso registra-se também com a presença do professor Diego Leonardo Pereira Vaz em uma das bancas de defesa: é a primeira vez que um professor surdo desempenha esse papel em curso de pós-graduação no IFG.

A especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica do IFG foi iniciada em agosto de 2018, em cooperação com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com fomento da Capes, em sete polos no Estado, nas cidades de Aparecida de Goiânia, Formosa, Inhumas, Goiânia, Jataí, Luziânia e Senador Canedo.

Das 200 vagas distribuídas entre os polos ofertantes, 31 foram abertas em Aparecida de Goiânia, cuja sede do polo é na Prefeitura Municipal. Com carga horária total de 450 horas, sendo 20% de aulas presenciais, a pós-graduação envolve os eixos Educação Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos; Legislação e Políticas da Educação Tecnológica; Tecnologias Educacionais; e Métodos e Técnicas do Ensino Profissional e Tecnológico.

 

Eficiência

O coordenador da especialização, professor Benjamim Pereira Vilela, afirma que o curso está demonstrando um nível de eficiência muito grande, com percentual de concluintes igual ou superior ao que é registrado em especializações presenciais. Benjamim é professor no Câmpus Senador Canedo e orientador em alguns trabalhos, inclusive de uma aluna do Câmpus Aparecida de Goiânia.

As apresentações de TCCs dos 20 alunos concluintes da pós-graduação no polo Câmpus Aparecida de Goiânia estão acontecendo desde o dia 30 de abril e vão até o início de julho, por webconferência. A professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, do IFG Aparecida, é orientadora de oito pesquisas, sendo cinco de alunos do polo Aparecida de Goiânia. Ela avalia que o processo de orientação de TCC pela plataforma Moodle tem desafios, em especial na interação entre orientador e orientando, mas também a oportunidade de aproximação com recursos tecnológicos. “Tem sido uma experiência ímpar, desde as orientações feitas de forma integralmente à distância até as defesas online”, afirma.

Outros professores do IFG Aparecida atuam também no curso como co-orientadores ou como membros de bancas avaliadoras, seja de alunos de Aparecida ou de outros polos / câmpus, como os professores Alciane Barbosa Macedo Pereira, Carlos Rangel Neves Otto, Flávia de Almeida Pinheiro, Diego Leonardo Pereira Vaz e Wellington Cardoso de Oliveira, por exemplo. 

 

Pioneirismo na inclusão

A presença do professor Diego Leonardo Pereira Vaz em banca de defesa da pós-graduação é destacada pelo coordenador Benjamim Pereira Vilela. “É a primeira vez que o IFG tem um professor surdo como membro em banca de defesa em seus cursos de pós-graduação. Esse é um fato muito significativo para a Instituição”, comenta o professor. No Câmpus Aparecida de Goiânia, o professor Diego Leonardo é um exemplo aos alunos surdos do curso de Pedagogia Bilíngue sobre as possibilidades que a comunidade surda pode conquistar no meio acadêmico.

Na Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, o professor Diego integra, com a professora Flávia de Almeida Pinheiro, a banca da estudante Luci Côrtes Dourado, que desenvolveu a pesquisa “Desafios para a inclusão no ensino superior: um olhar sobre o curso de Pedagogia Bilíngue do Câmpus IFG/Aparecida de Goiânia. A pesquisa de Luci Dourado foi orientada pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, com co-orientação da professora Ana Flávia Vigário, da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Catalão.

 

 Defesas de TCC no Polo / Câmpus Aparecida de Goiânia:

 Aluna/o

Título do Artigo

 

Fábila Dias Campos

 

 

Canção como método de ensino para a EJA

 

André Alves Souza

 

O ensino público no Estado de Goiás sob a égide da administração policial militar: medida paliativa ou tendência sociocultural?

 

 

Camila Costa da Silveira

 

Estudo cienciométrico sobre a formação docente na educação profissional e tecnológica

 

 

Damilla Araújo de Souza

 

Estudo de caso do crescimento de crianças com transtorno do aspecto autismo: A importância dos desafios de sua inserção na educação escola básica pública

 

 

Deivison Paulo Alves da Silva

 

Verticalização nos institutos federais

 

Diovania da Silva Nascimento Alves

 

Um olhar crítico sobre a arte na Base Nacional Comum Curricular: o ensino de dança em questão

 

 

Kleuber Assis Vasconcelos

 

Uma análise de como a legislação da EBTT modificou o retrato dos docentes do IFG

 

 

Núbia Ferreira da Silva

 

A Educação Profissional e Tecnológica nos anos 80 e 90 no Brasil.

 

Rosilmar Gomes Pereira Barbosa

 

Educação de Jovens e Adultos: Uma abordagem sobre o curso técnico de enfermagem contribuição para a graduação de em enfermagem

 

 

Lucí Côrtes Dourado

 

Desafios para a inclusão no ensino superior: Um olhar sobre o Curso de Pedagogia Bilíngue do Campus IFG/Aparecida de Goiânia

 

 

Marlise Francisca de Moraes

 

A questão da inclusão na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

 

 

Rubio Dorneles de Bessa

 

A implementação da robótica educacional na rede municipal de educação em Aparecida de Goiânia e sua inserção no projeto Smart Cities: o paradoxo profissional dos professores de informática

 

 

Thiusney Silva de Morais

 

O uso do celular como ferramenta pedagógica na sala de aula

 

Valquiria Vicente da Cunha Barbosa

 

Metodologias ativas aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem na andragogia

 

 

Edmila Lucas de Lima

 

Reflexão à luz das metodologias ativas no processo de ensino profissional da Enfermagem

 

 

Hailton David Lemos

 

Simulação do processo da fotossíntese através de software educativo aplicado ao ensino de Biologia

 

 

Leonardo Natalino Martins

 

A Educação de Jovens e Adultos – EJA: considerações sobre educação profissional, formação humana e trabalho

 

 

Camila Faria Silva

 

 

Luana Lagares da Silva

 

Inclusão Digital: Contribuição da informática básica para o desenvolvimento potencial das pessoas idosas

 

 

Marcia Maria Dias Mendes

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

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